Ronaldo critica trabalho de base do Flamengo com relação a Vini: "Não o prepararam"



Vinicius Jr., atualmente um dos jogadores mais importantes do futebol mundial, passou por um processo de afirmação na Espanha até conquistar seu espaço no Real Madrid e na seleção brasileira. A mudança notável do jogador, de acordo com Ronaldo 'Fenômeno', foi resultado da metodologia profissional oferecida pelo clube espanhol, que teve um papel fundamental em sua explosão como craque.


Em uma entrevista ao podcast 'Mano a Mano', conduzido pelo rapper Mano Brown, Ronaldo, atual proprietário da SAF do Cruzeiro, elogiou o trabalho do clube espanhol na formação de Vinicius Jr. e sua evolução ao longo dos anos.

"Em todo esse tempo, os talentos que saíam eram brutos. Quero citar um exemplo muito claro que é o Vinicius Jr. Foi vendido ao Real Madrid com 18 anos, chega lá, faz o primeiro ano no time B. Você vê que não era aquele atleta refinado, tanto que muita gente falava que ia chegar, seria emprestado para um monte de time e voltaria ao Brasil. Ele chegou lá e melhorou tanto, com metodologia profissional, com ajuda de grandes profissionais no Real Madrid, e foi da água para o vinho em dois anos", destacou Ronaldo.


Contudo, Ronaldo 'Fenômeno' também criticou a forma como Vinicius Jr., atualmente considerado o "jogador mais decisivo do futebol mundial", foi preparado nas categorias de base do Flamengo, mencionando a deficiência em utilizar a perna esquerda como exemplo.

"Hoje é o jogador mais decisivo do futebol mundial, sendo que chegou lá e não conseguia controlar com a perna esquerda. Pô, jogou no Flamengo, não é possível, mas não prepararam ele na base. Não melhoraram a perna esquerda dele, os fundamentos técnicos, o tempo e espaço dentro de campo. Então tem muita coisa para evoluir no futebol brasileiro, a partir da base, de qualidade de treinadores, de metodologia de trabalho. Já temos cinco anos dessa história acontecendo, mas completando dez anos, vai dar uma reformulada no cenário atual. Os clubes que não pegarem esses profissionais vão ficar para trás", enfatizou Ronaldo.


Ronaldo também expressou confiança de que, daqui a alguns anos, o Brasil se tornará uma referência em treinadores. O empresário elogiou a evolução dos cursos de treinadores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e acredita que isso elevará o patamar do futebol brasileiro, tanto na formação de treinadores quanto na implementação de programas de metodologia, especialmente nas categorias de base.

"O Brasil vai dar um salto de qualidade daqui uns cinco ou seis anos. A gente começou há pouco tempo os cursos de treinador, de metodologia, algo que a CBF tem investido muito e não é tão falado assim. Isso vai fazer mudar o patamar do futebol brasileiro, tanto em formação de treinadores, na formação de programas de metodologia e programas para a base principalmente."

Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários