Sampaoli muda treinos, traz novidade e exige privacidade em dias de jogos



O Ninho do Urubu está se adaptando às mudanças propostas por Jorge Sampaoli, o novo treinador do Flamengo, duas semanas após a sua estreia. O argentino tem proposto novidades desde o método de treino até a logística, as quais têm sido bem aceitas pelo clube e pelos jogadores. A informação é de Fred Gomes do GE.


Os primeiros dias do novo técnico foram caracterizados por atividades intensas e longas, com uma obsessão pela bola. Essa rotina continua, com trabalhos minuciosos sobre a equipe e os adversários, realizados tanto dentro quanto fora do campo. Palestras e vídeos se tornaram compromissos diários entre comissão técnica e jogadores, dado o pouco tempo disponível para treinos no calendário apertado.

Outro foco está nos trabalhos físicos e de força, que são prioridade para implementar o estilo elétrico que o treinador quer impor à equipe. No campo, todas as atividades são realizadas com bola, inclusive as que visam ao condicionamento físico.


Nos treinos táticos, Sampaoli costuma dividir o grupo em três: titulares, reservas e um time da base que serve como espelho do próximo adversário na tabela. Essa convocação de jogadores das divisões inferiores também é uma forma de manter talentos no radar.

Uma novidade no dia a dia é a presença de um coordenador, Gabriel Andreata, junto aos auxiliares, preparadores e analistas. O profissional tem a função de levar as demandas da comissão técnica argentina para a diretoria rubro-negra.


A estrutura do departamento segue a mesma, comandada pelo trio Bruno Spindel, Fábio de Jesus e Juan, subordinados ao vice de futebol Marcos Braz. O clube também segue com o supervisor Gabriel Skinner como principal responsável por fazer o dia a dia funcionar. O novo profissional auxilia no planejamento para tentar conciliar os planos do clube com os desejos da comissão técnica.

Um exemplo é a logística de retorno da Argentina. Após o jogo contra o Racing, que será às 19h (de Brasília) de quinta-feira, Sampaoli quer que os atletas permaneçam concentrados e voltem direto para o Ninho do Urubu, com treino marcado para 11h de sexta. A logística foi debatida com esse interlocutor e aprovada.


Embora os vazamentos de informações tenham sido tema de destaque nas semanas finais do treinador anterior, Vítor Pereira, o assunto não tem sido muito comentado no início do trabalho de Sampaoli. O novo treinador tem dispensado mistério nos treinos táticos, mas é exigente com privacidade, o que tem afetado a convivência no vestiário em dias de jogos. Ele solicitou que os acessos antes das partidas sejam restritos aos profissionais que terão função para exercer dentro do espaço, com o objetivo de evitar distrações.

Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários