Sampaoli monta "operação de guerra" para melhorar condições físicas do elenco do Flamengo


Super Esportes: Internamente, Jorge Sampaoli já impôs o seu estilo no Flamengo . Se algum desavisado que frequentava o Ninho do Urubu no início do ano voltar agora, verá um trabalho totalmente diferente. O argentino montou planejamento de treinos para nivelar fisicamente os jogadores. O desgaste e as lesões musculares, em sua maioria simples, acabam sendo um "efeito colateral" já planejado.


Observando que o maior problema da equipe é na preparação física, Sampaoli e sua comissão montaram uma "operação de guerra". Seu objetivo é que a equipe titular que deseja esteja em perfeitas condições físicas já no próximo mês, e com opções no banco que consigam manter o padrão de intensidade exigido pelo treinador.

Primeiro, Gerson virou desfalque no aquecimento para o clássico com o Botafogo. Na vitória sobre o Corinthians , Everton Ribeiro já era ausência certa, e, novamente no aquecimento, não só Arrascaeta acusou desgaste muscular e ficou de fora, mas Matheus França, que seria seu substituto, tampouco reunia condições de jogo, com dores na lombar.


Questionado sobre as lesões em sequência, Thiago Maia tentou desconversar, mas o peso que deu ao assunto "denunciou" um pouco o plano rubro-negro.

- Eu deixo para o doutor [Márcio] Tannure "resolver esse B.O." [risos]. Ainda bem que é só muscular, não é lesão grave, é só recuperação mesmo, ter uma boa noite de sono. A gente sabe quanto o Arrascaeta queria estar no jogo, ele ainda tentou aquecer mais, mas viu que não dava. Acho que o Arrascaeta fez certo, sabendo que tinha alguém para substituí-lo à altura e deu tudo certo - afirmou Thiago Maia, na zona mista após o jogo.


No segundo tempo, Pedro, Pulgar e Léo Pereira também mostraram sinais de fadiga. Os dois primeiros acabaram substituídos, e o terceiro só não saiu porque não podia. Ficou em campo para fazer número, mas acabou herói.

Apesar de fazer o possível para evitar lesões, o rubro-negro tem situações como essa dentro do planejamento. O desgaste e as pequenas contusões fazem parte do plano de fazer com que o Flamengo tenha preparo físico para o restante da temporada, ainda que a sequência inicial cobre um preço.


Os desfalques são muitos, mas há confiança interna de que, com um elenco numeroso e de qualidade, o Flamengo conseguirá superar a sequência difícil nos meses iniciais das competições nacionais.

Elenco do Flamengo apoia Sampaoli

O Superesportes apurou junto a funcionários e atletas que o técnico tem o respaldo da diretoria e também do vestiário para seguir com sua rotina exigente de treinamentos.


O elenco vê com bons olhos a tentativa de Sampaoli de tornar a equipe competitiva no menor tempo possível e acredita que, com o argentino no comando, o clube brigará por títulos de todas as competições de 2023.

Após vitória do Flamengo sobre o Corinthians, Thiago Maia passou pela zona mista. O volante projetou a próxima partida contra o Ñublense, falou sobre o faro de gol de Léo Pereira e comentou as recorrentes lesões musculares no Mais Querido.

Na zona mista, Thiago Maia chamou os treinamentos de "loucura", e fez questão de comparar com o trabalho de Vitor Pereira, criticado pelo técnico argentino em sua coletiva.

- É muito diferente de hoje para o início do ano. É porque vocês não vêm os treinamentos, mas é loucura. É um cara que cobra muito isso de nós, acho que a gente sabe que o Sampaoli sempre vai pedir isso de nós. Grita para não baixar o nível. A gente tem feito isso nos jogos e dá certo, nem sempre vamos conseguir manter os 90 minutos, mas o que a gente puder vamos tentar - afirmou o volante.

Quem vive processo diferente é Bruno Henrique, que teve a carga de treinamentos modificada em específico como parte do plano para o seu retorno após romper ligamentos do joelho direito. A preparação física dele segue recomendações do departamento médico em trabalho coletivo com a equipe de fisiologia e fisioterapia. A esperança é que, ao menos para o segundo semestre, o camisa 27 esteja 100%.

Próximos jogos do Flamengo

Com 12 pontos, o Flamengo é o sexto colocado do Campeonato Brasileiro. Agora, o rubro-negro vira a chave para a Libertadores, quando enfrenta o Ñublense, no Chile, na quarta (24), às 21h30 (de Brasília). Pelo Brasileirão, a próxima partida é contra o Cruzeiro, no sábado (27), às 18h30, no Maracanã.

Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários