Em meio a maratona de jogos, Flamengo tenta driblar problemas físicos do elenco


Lance!: Em meio a uma maratona de jogos e sem tempo para descanso, o Flamengo vem sofrendo com recorrentes lesões. O cenário obriga Jorge Sampaoli a destrinchar o elenco e encontrar formas de driblar as ausências para conquistar resultados positivos e conseguir engrenar a temporada 2023.


Apenas no mês de maio, o Flamengo emitiu 12 comunicados sobre problemas físicos (principalmente musculares) em diferentes atletas. Nesse período, o Rubro-Negro disputou seis jogos e, em vários deles, o treinador precisou mudar os jogadores de posição para adaptar funções e suprir as ausências.

Dois dos principais exemplos para ilustrar o malabarismo feito por Jorge Sampaoli com o elenco para tentar manter o time competitivo são os jogos contra Botafogo e Corinthians, ambos pelo Brasileirão. 


No dia 30 de abril, data do jogo contra o Botafogo, durante o aquecimento, Gerson sentiu dores no adutor e foi cortado. Para suprir a ausência do meia, Jorge Sampaoli alterou todo o esquema do Flamengo, colocando Ayrton Lucas no meio de campo, Léo Pereira na lateral esquerda, Fabrício Bruno como 'suporte' na lateral direita, e apenas David Luiz de zagueiro. Na ocasião, o Fla foi derrotado por 3 a 2.

No último domingo (21), a história voltou a se repetir no jogo contra o Corinthians. Na reta final da partida, Léo Pereira se lesionou e não podia ser substituído, porque Jorge Sampaoli já havia feito as três paradas permitidas. Sendo obrigado a permanecer em campo, o jogador abandonou o sistema defensivo para não comprometer a zaga e foi deslocado para o ataque.


Da zaga para o ataque, Léo Pereira conseguiu um feito heroico: o gol da vitória rubro-negra. Mesmo machucado, o jogador foi até o segundo andar para cabecear uma linda bola cruzada por Cebolinha e estufar as redes de Cássio, garantindo os três pontos para o Flamengo.

Na cobertura de Léo, foi Thiago Maia quem 'segurou as pontas' e compôs o sistema defensivo junto com Fabrício Bruno. O volante, inclusive, falou sobre a situação do duelo e brincou com o ocorrido. 'Só recebi a ordem: vai para trás que o Léo vai para a frente' e quanto eu vi ele estava fazendo gol. Aí eu falei: 'rapaz, que loucura'.


Apesar de ser 'forçado' a promover adaptações no elenco, Jorge Sampaoli não pretende mudar seu estilo. Após o jogo contra o Corinthians, o treinador comentou sobre as lesões recorrentes e disse que são 'consequência' da forma como a preparação vinha sendo feita no clube. O técnico, inclusive, disse que as coisas 'não estavam normalizadas', e que ele chegou para colocar a casa em ordem.

Em meio às lesões, o Flamengo se depara com um calendário lotado e uma maratona de jogos. Na próxima quarta-feira (24), o Fla vai enfrentar o Ñublense, em jogo da Libertadores, no Chile. Três dias depois, no sábado (27), o Rubro-Negro volta a campo para duelar com o Cruzeiro, pelo Brasileirão. Em quatro dias, mais um compromisso, desta vez, pela segunda partida das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Fluminense.


Com a força máxima disponível, Jorge Sampaoli tenta fazer o Flamengo engrenar de vez na temporada 2023. Após o péssimo início de ano com Vitor Pereira, quando a equipe perdeu todos os títulos que disputou, o argentino tem a missão de tentar levar o Fla rumo à glória em, ao menos, um competição. No momento, o Rubro-Negro segue vivo em três torneios: Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.

Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários