Em cinco jogos, Flamengo de Sampaoli sofre 10 gols com falhas variadas


Os primeiro seis jogos de Sampaoli no comando do Flamengo, foram marcados por gols sofridos causados pelos mais variados erros defensivos, erros de marcação em bolas aéreas, falhas individuais e jogadas imprevisíveis. Esses erros mostram que o sistema defensivo carece de mais atenção dos jogadores e do treinado para tentar corrigir.


Em uma amostra de cinco jogos, o Flamengo venceu apenas uma partida (contra o Maringá) e empatou outra (contra o Racing), sofrendo um total de dez gols. Houve três derrotas - para Internacional, Botafogo e Athletico - todas pelo Brasileirão.

A única partida em que o Flamengo de Sampaoli não sofreu gols foi na primeira das seis partidas dele no clube, contra o Ñublense: vitória por 2 a 0 pela Libertadores.


Os gols sofridos pelo Flamengo de Sampaoli

Contra o Athletico (2 a 1)
1 - Goleiro Santos saiu equivocadamente ao tentar adivinhar onde a bola iria e foi batido na jogada por um domínio errado de Vitor Roque.

2 - Tabela no setor esquerdo defensivo e avanço do lateral adversário resulta em chute cruzado. No rebote, Erick estava sozinho na área para chutar para o gol praticamente vazio.


Contra o Racing (1 a 1)
3 - Falta cometida pelo lateral-direito Wesley, expulsão e cobrança de falta certeira de Oroz. Santos não pulou na bola. Ajoelhou-se e o golpe de vista não funcionou.

Contra o Botafogo (3 a 2)
4 - Pênalti ocasionado por um bote mal dado por Wesley dentro da área.

5 - Falha da marcação na bola aérea: Danilo cabeceou sozinho após cobrança de escanteio.

6 - Mesmo com um a menos, Flamengo permitiu avanço do Botafogo pela direita. Tchê Tchê escapou, cruzou para trás, já que David Luiz não conseguiu chegar abafando. Tiquinho bateu sem marcação.


Contra o Maringá (8 a 2)
7 - Gol contra feito por Fabrício Bruno, após batida de escanteio.

8 - Gol em uma finalização de fora da área, que desviou nas costas do jogador adversário e encobriu Santos.

Contra o Internacional (2 a 1)
9 - Ataque colorado nasce de uma cobrança de lateral e avanço pelo meio-campo. Léo Pereira não ganha dividida com Wanderson, que acha Maurício entrando livre nas costas do lateral Ayrton Lucas. O meia não perdeu.


10 - Outra cobrança de lateral. Passe de Allan Patrick passa por Jean, que não prossegue na jogada ao tentar cavar pênalti. Mas a bola vai para Maurício do mesmo jeito. Ele tem tempo de dominar, limpar a marcação e bater por cima de Santos, ligeiramente adiantado.

Nesses jogos mencionados acima, correram falhas defensivas diversas que evidenciam a inconsistência não só do goleiro Santos, criticado pela forma como permitiu o gol de Vitor Roque no jogo de ontem (7), mas de todo o sistema defensivo.


"Nossa equipe hoje é uma equipe frágil, tem tomado gols em jogadas bobas, que dariam para ser evitados" - disse Everton Cebolinha após derrota para o Athletico. Já Léo Pereira, ressaltou a importância da concentração no setor defensivo: "Sempre que a gente tiver atacando, temos que estar concentrados ali atrás para não acontecer o que aconteceu hoje: duas bobeiras nossas, dois gols deles".

Sampaoli alterna basicamente com dois sistemas de jogo - um com três zagueiros e outro com dois zagueiros - e realizou ajustes táticos de posicionamento que afetaram o balanço entre os laterais e a formação do meio-campo. Mas o time mostrou insegurança em ambos os sistemas.


Para resolver a situação, o treinador pediu uma reação rápida do time, admitiu que há ansiedade que afeta a tomada de decisão e ressaltou que as falhas não são apenas defensivas, mas também ofensivas, já que o time tem desperdiçado muitas chances de gol.

Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários