Entenda como será a revitalização da Gávea planejada pelo Flamengo


Lance!: Na semana passada, o projeto "Gávea Século XXI" foi apresentado pela primeira vez em reunião do Conselho Deliberativo do Flamengo. A ideia embrionária é capitaneada pelo CEO do clube, Reinaldo Belotti, que planeja uma revitalização completa na sede social do Rubro-Negro, com a construção, por exemplo, de um hotel. 


O LANCE!, assim como o Coluna do Fla, teve acesso à detalhes do projeto, que ainda está em fase bastante inicial. Se for para frente, a ideia ainda deve passar por votação no Conselho Deliberativo do clube antes de as obras começarem. O pleito, no entanto, sequer está agendado pela diretoria do Flamengo. 

PRIMEIROS PASSOS

Para iniciar o "engatinhar" do projeto, o Flamengo procurou e conseguiu a aprovação de orgãos públicos, como a Prefeitura do Rio de Janeiro, Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A diretoria rubro-negra não quer problemas burocráticos, uma vez que o "Gávea Século XXI" for aprovado. 


Agora, a grande questão no projeto é a busca de investidores para bancá-lo. O Flamengo não pretende arcar com os custos da revitalização da Gávea, já que as construções previstas querem trazer aporte financeiro grande ao clube. Até o momento, no entanto, o Rubro-Negro não procurou nenhum parceiro em específico. 

CONSTRUÇÃO E PREVISÕES

Ao todo, o Gávea Século XXI planeja nove alterações importantes na sede social do Flamengo. Os "carros chefe", no entanto, são três: o hotel, o miniestádio e o museu. O hotel, por exemplo, faz parte de um projeto ainda mais amplo e será o epicentro de uma praça ampla de entretenimento, localizada no Leblon, ao lado da Gávea. 


A parte do miniestádio, por sua vez, é uma alteração no próprio estádio da Gávea e, nas previsões, comportaria cerca de duas mil pessoas, com estacionamento subterrâneo no local. O museu é uma questão à parte e já foi apresentada - e aprovada - no Conselho Deliberativo. A única mudança seriam em relação ao local, saindo do hall social para onde, atualmente, está a arquibancada da Gávea. 

As outras obras envolvem o aumento da loja oficial do clube, mais ginásios e quadras esportivas, além de uma revitalização completa dos entornos do Maracanã. Uma exposição, denominada de "Caminho da Glória", também está nos planos e trará as principais conquistas da história do clube, como Mundial e Libertadores, na porta do novo estádio da Gávea. 

Para que tudo se concretize, os investidores teriam de desembolsar R$ 150 milhões ao longo de três anos. Com o esquema completo, o Flamengo prevê lucros complementares importantes, que podem ajudar o clube a se manter ainda mais em "outro patamar". Há a possibilidade, também, da realização de treinos da equipe profissional na Gávea. No momento, apenas a equipe sub-20 realiza atividades no local. 

Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários