Aliados de Landim tentam ampliar sua permanência na presidência do Flamengo, entenda


Conselheiros alinhados com a diretoria do Flamengo estão analisando o estatuto do clube para propor uma emenda que amplia o mandato do presidente de três para quatro anos. Essa ideia já havia sido sugerida anteriormente e, se aprovada, teria efeito imediato, permitindo que o atual mandatário, Rodolfo Landim, permaneça no cargo até 2025 em vez de 2024, quando termina seu segundo e último triênio. A informação é do jornalista Diogo Dantas do O Globo.


Na última sexta-feira, o conselheiro José Carlos Peruano apresentou uma sugestão de alteração no estatuto para permitir um terceiro mandato de Landim. No entanto, essa sugestão é vista como frágil do ponto de vista jurídico, pois faria o Flamengo sair do regime do Profut.

Alguns conselheiros veem essa movimentação como uma forma de iniciar um debate, pois a ampliação do mandato de três para quatro anos não tem impedimento em relação ao regime de responsabilidade fiscal para pagamento de dívidas. De acordo com o Art. 4º da lei 13155, as entidades desportivas profissionais de futebol devem fixar o período do mandato de seu presidente e outros cargos eleitos em até quatro anos, permitindo apenas uma recondução.


No entanto, se a emenda for aprovada para estender o mandato, ela se aplicaria teoricamente ao próximo presidente, que assumiria o clube no final de 2024. Alguns conselheiros são a favor de um mandato de quatro anos, mas a aplicação retroativa da emenda enfrenta resistência, já que Landim foi reeleito para um mandato de três anos.

Ao final de seu mandato, há dois nomes disponíveis para a sucessão dentro da situação: Luiz Eduardo Baptista, o Bap, presidente do Conselho de Administração, e Rodrigo Dunshee, vice-geral e jurídico. A extensão do mandato de Landim para 2025 também ajudaria a fortalecer uma candidatura única e evitar divisões.


O presidente Rodolfo Landim não quis comentar sobre o assunto quando contatado pelo blog. Pessoas próximas a ele indicam que o mandatário ainda não decidiu se aceitará a proposta de ampliar sua permanência no comando do Flamengo por mais um ano.


Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários