Fora da briga, Flamengo prioriza Copas e terá Brasileiro como 'apoio'





Ficou ainda mais difícil. Com o empate ontem (5) em 0 a 0 contra o Internacional , o Flamengo tornou o sonho do título brasileiro quase impossível. A 14 pontos do líder Palmeiras — a desvantagem pode subir para 17 — e fora do G4, o Rubro-Negro priorizará as finais das Copas e pode ter feito ontem (5) o seu último jogo com a força máxima de titulares na competição nacional de pontos corridos.


Já para a partida deste sábado (8), contra o Cuiabá , na Arena Pantanal (MT), o técnico Dorival Júnior deverá escalar uma equipe de reservas, uma vez que na próxima quarta-feira (12), o time tem pela frente o jogo de ida da decisão da Copa do Brasil , contra o Corinthians , na Neo Química Arena (SP).


De agora em diante, aliás, o Flamengo intercalará entre os jogos decisivos e os do Brasileiro. Após a partida diante dos corintianos, o Rubro-Negro recebe o Atlético-MG , no dia 15, pela competição de pontos corridos, depois faz o duelo de volta da final da Copa do Brasil, no dia 19, no Maracanã (RJ). Na sequência, encara o América-MG fora, no dia 22, novamente pelo Brasileiro, e no dia 25 embarca para Guayaquil, no Equador, onde no dia 29 terá pela frente a decisão da Copa Libertadores contra o Athletico-PR.


Por causa do calendário espremido, da importância dos jogos das Copas e da dificuldade que se tornou brigar pelo título brasileiro, Dorival Júnior deverá escalar os titulares somente nas finais.

"Os jogos contra Corinthians e Athletico serão completamente diferentes, não vejo como vestibular [a partida diante do Internacional]. Acredito que estaremos melhor preparados. Corinthians propõe o jogo, o Athletico tem mais a característica do Inter, mas cada jogo tem uma história", avaliou Dorival.


Outro ponto que tem sido levado em consideração nesta reta final é a questão física. Gabigol , por exemplo, já sabia que seria poupado diante do Cuiabá e forçou o terceiro cartão amarelo no empate com o Internacional .

"Gabriel não jogaria essa partida por causa da sequência e da entrega que vem tendo. Isso já era programado para alguns jogadores que tinham jogos seguidos. Não foi de hoje que fizemos. Internamente decidimos diretrizes e manteremos essa proposta que foi apresentada e estudada por todos os departamentos", ressaltou Dorival.


Outro que tem demandado cuidados e preocupações é o meia Arrascaeta, que tem atuado no sacrifício por causa de uma pubalgia.

"Não podemos tirá-lo dos jogos para que não perca ritmo. Precisamos ter cuidado. Ontem ele não participou dos trabalhos, e isso às vezes complica o desempenho, a movimentação. Ele depende muito disso. Não tenho dúvida de que conseguiremos levar em totais condições até o fim do ano, até o momento de ir para a Copa do Mundo", disse o treinador, se referindo ao uruguaio.


O que ainda está em jogo para o Flamengo no Brasileiro?

Internamente, o Flamengo já admite que o sonho do título brasileiro ficou muito distante, porém, mesmo que a conquista tenha ficado quase impossível, o clube não descartou completamente a competição e ainda tem interesses em jogo. Um deles é a questão da milionária premiação, já que quanto melhor colocado terminar, mais dinheiro irá receber da CBF.

Outra questão é uma possível classificação direta para a fase de grupos da Libertadores, já que em caso de insucessos nas finais das Copas, a vaga automática para este estágio da competição continental terá que ser conquistada no Brasileiro, e atualmente o Flamengo se encontra fora do G4, na quinta posição.


Além disso, o Brasileirão também servirá para manter a equipe com ritmo de jogo para as decisões.

"Não tenho dúvida que faremos jogos difíceis, mas com segurança. Que possamos fechar com chave de ouro se tivermos merecimento. Acredito muito na maturidade e confiança. O resultado seria importante contra o Inter sim, mas não posso deixar de enaltecer o espírito e valentia do time, que buscou até o último momento", disse Dorival.

Fonte: Uol
Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários