De volta ao Maracanã na quarta, Flamengo precisa vencer para fugir do Z4




GE: Um roteiro que está longe de ser inédito para o torcedor, mas que fazia parte de uma memória distante e nada saudosa. O Flamengo do outro patamar vive dias de flashback. Uma prateleira abaixo da dos títulos que foram tão frequentes e com um risco que espanta: entrar na zona de rebaixamento na próxima rodada. Fruto das três derrotas consecutivas no Brasileirão.



O "Espião Estatístico" entrou em ação para pesquisar o quanto tem sido incomum essa realidade no patamar rubro-negro. A última vez que o Flamengo perdeu três partidas seguidas foi em 2017, entre a 18ª e a 20ª rodadas, mas a situação do time comandado por Reinaldo Rueda era menos desesperadora. Caiu para sétima colocação após o 2 a 0 para o Atlético-MG em Belo Horizonte.

Última vez que o Flamengo perdeu três partidas em um Brasileirão

Santos 3 x 2 Flamengo - rodada 18, 02/08/2017

Flamengo 0 x 2 Vitória - rodada 19, 06/08/2017

Atlético-MG 2 x 0 Flamengo - rodada 20, 13/08/2017



A sequência de cinco anos atrás guarda uma coincidência com a atual: o treinador foi demitido depois do segundo revés. Na ocasião, Zé Ricardo não resistiu ao 3 a 2 para o Santos na Vila Belmiro e, principalmente, o 2 a 0 para o Vitória em casa, com a Ilha do Urubu lotada.

Desta vez, foi Paulo Sousa que caiu diante do 2 a 1 para o Fortaleza, no Maracanã, e o 1 a 0 para o Bragantino, fora de casa. Dorival Júnior, tal qual Rueda há cinco anos, assumiu com resultado negativo: o 3 a 1 para o Internacional.



Neste período, o Flamengo até perdeu três partidas em sequência, mas em condições bem diferentes e em Brasileirões distintos. Às vésperas de embarcar para o Mundial de 2019, o time de Jorge Jesus perdeu para o Santos na Vila Belmiro, e Dome abriu a edição de 2020 com derrotas para Atlético-MG e Atlético-GO.

A última aparição do Flamengo no Z4 foi ao final da 4ª rodada de 2020. Empatou com o Grêmio em 1 a 1, no Maracanã, no dia 19 de agosto, e terminou aquela rodada na 17ª posição, com 4 pontos.



A série atual coloca a equipe em situação mais delicada pela combinação de resultados que decretará a entrada na zona de rebaixamento em caso de derrota para o Cuiabá, quarta-feira, no Maracanã. Isso porque o Flamengo terminará a rodada na 16ª colocação seja qual for o resultado de Botafogo x Avaí, nesta segunda-feira.

A última vez que o Flamengo esteve no Z-4 está prestes a completar dois anos. Na ocasião, na campanha do oitavo título do Brasileirão, a equipe chegou a ocupar a 17ª colocação após o empate com o Grêmio, em casa, pela quarta rodada, quando somava somente quatro pontos sob o comando Domènec Torrent.



Há risco de o Flamengo já começar o jogo entre os quatro últimos caso o Juventude vença o Santos, em partida que abre a 12ª rodada, terça-feira, em Caxias do Sul. Os gaúchos somam dez pontos, três a menos que os rubro-negros.

Com 12 pontos, o Flamengo atualmente é o 15º colocado e recebe o Cuiabá, 17ª também com 12, quarta-feira, às 20h30 (de Brasília), no Maracanã. A missão está clara: evitar a quarta derrota consecutiva e, acima de tudo, fugir da zona de rebaixamento.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários