Brasileiro sub-20 atrasa e tem disputa entre Globo e Flamengo por direitos




Uol: O Campeonato Brasileiro sub-20 está com seu início atrasado e vive um imbróglio relacionado aos direitos de transmissão. Há uma discussão sobre as partidas que envolve Flamengo , CBF e Globo. Essas duas confusões são paralelas e terão de ser desembaralhadas enquanto se viabiliza a competição.



Pelo calendário publicado pela CBF, o Brasileiro sub-20 estava marcado para 24 de abril com extensão até 14 de agosto. Mas ele não foi iniciado ainda.

A explicação foi a reforma no departamento de competições da CBF. Ao ser eleito, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, demitiu o titular Manoel Flores para substitui-lo por Julio Avellar. Não foi a única troca: boa parte do segundo escalão foi alterada.



Com isso, a CBF está revendo a logística e o orçamento da competição, já que paga as despesas. A entidade entende que o atraso não afeta o Brasileiro sub-20 porque não há um calendário encavando da categoria.

Em paralelo, a confederação tem que resolver um imbróglio entre Globo e Flamengo pelos direitos de transmissão da competição. A emissora tem acordo com a confederação para transmissão de dois jogos por rodada. Há ainda a previsão de uma partida em TV aberta, na Band.



Mas o Flamengo ainda não deu autorização para uso de seus jogos em casa. Pela Lei do Mandante, é o clube o titular desses direitos. A agremiação rubro-negra quer o direito de transmitir os jogos do seu time sub-20 que não estejam previstos para o SporTV ou Band. Para isso, precisaria de uma liberação da Globo.

O Flamengo negocia diretamente com a CBF. E pretende usar sua força política e até a possibilidade de não assinar a cessão de imagem para obter o direito a transmitir seus jogos na Fla TV.



A discussão sobre os direitos do Brasileiro sub-20 é similar ao que ocorreu com o Nacional feminino. A Globo também tem direitos de algumas partidas, assim como outras televisões. Mas aceitou que os jogos que não seriam transmitidos fossem cedidos para as TVs dos clubes: o Flamengo passa jogos em seu canal.

Pelo menos dentro da CBF, o entendimento é que o imbróglio relacionado aos direitos de transmissão não afeta o início do Brasileiro sub-20 em si. E há um otimismo sobre um acordo neste terreno. Certo é que ainda será preciso desatar os nós da competição de base da CBF.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários