segunda-feira, 25 de abril de 2022

Analista italiano se entrosa no Flamengo e implanta 'TV itinerante'




Por Leo Burlá | Uol: Na comissão técnica multicultural do Flamengo , o italiano Cosimo Cappagli adiciona seu tempero ao dia a dia no setor da análise de desempenho composto também por Wellington Sales (coordenador), Daniel Motta, Henrique Américo e Eduardo Coimbra.



Ao lado de Paulo Sousa desde o trabalho na Fiorentina (ITA), ele se entrosou rapidamente com os novos colegas e implantou novidades no Rubro-negro. Além do telão usado nos treinos, o Fla conta agora com uma "TV itinerante", equipamento que acompanha a delegação e é montado no vestiário de todos os estádios pelos quais o time passa. A tecnologia permite apresentações inclusive nos intervalos e as informações colhidas são armazenadas para serem usadas no futuro, caso seja necessário.

"Acreditamos que, embora leve um tempo, a construção de um trabalho sólido ajuda a conquistar resultados muito mais importantes a médio e longo prazo. O Flamengo tem de ser sempre referência de organização, trabalho consistente e ser respeitado por isso. Encontrei um departamento de análise muito bom, com profissionais de alto nível e uma estrutura que me surpreendeu positivamente. A qualidade do departamento reflete a grandeza deste clube. Trouxemos alguns novos elementos, formas de analisar e interpretar futebol e temos tudo para conseguir grandes conquistas", disse Cappagli ao UOL Esporte.



Com as tarefas definidas, cada um sabe o que deve executar na rotina: análise da ideia de jogo, de bola parada e penalidades do adversário; análise e controle individual e coletivo do Flamengo, e análise e controle de bola parada do Flamengo são algumas das missões diárias. Municiado com informações, o Mister entra em cena para definir o plano estratégico para o jogo.

Dois analistas ficam responsáveis pelos procedimentos de vestiário, enquanto os outros cuidam da montagem e funcionamento da estrutura de transmissão de imagem em tempo real no pré-jogo . Durante as partidas, eles se dividem entre filmagem, execução de protocolo individual, protocolo coletivo e controle de qualidade e andamento do protocolo de transmissão.



Nos treinamentos, Cosimo fica mais próximo dos membros da comissão com função definida dentro da atividade. É muito comum vê-lo em campo trocando informações durante o treinamento com Sousa e seus auxiliares Manuel Cordeiro e Victor Sánchez.

Na semana que antecede a partida, o departamento assiste pelo menos um jogo ao vivo para apreender todos os aspectos possíveis que são difíceis de identificar com o vídeo. Em seguida, é criado um banco de dados que serve como objeto de estudo dentro da equipe e desenvolvido um vídeo que é exibido aos jogadores. Na véspera e no dia da partida, é disponibilizado aos atletas um banco de dados interativo no qual estão presentes os perfis visuais de todos os jogadores adversários e suas características.



No dia seguinte aos jogos é feita uma análise do nosso desempenho coletivo e individual. Todos os aspectos do desempenho são levados em consideração, tanto qualitativos quanto quantitativos. Este trabalho é compartilhado com o departamento e gera informação importante sobre o desempenho e também para perceber se surgiram alguns aspetos que terão de ser abordados em futuras formações táticas.

"A análise de desempenho tem papel fundamental. Coordenada pelo Wellington, funcionário formado e desenvolvido no clube, o departamento vem se qualificando ao longo dos anos através de investimento em profissionais e capacitação. Está adaptado aos conceitos, metodologia e linguagem de trabalho do Mister e sua comissão técnica para contribuir de forma relevante no caminho de construção de vitórias e títulos", pontuou o diretor de futebol Bruno Spindel .

"O Flamengo tem metodologia, organograma e estratégias pré-estabelecidas que potencializam e facilitam o trabalho de quem chega. Com a vinda da comissão do Paulo, nos adaptamos rapidamente à maneira do Mister de trabalhar e isso tem ajudado nas trocas de informações e conhecimentos entre nossos analistas e o Cosimo . Inegavelmente, trouxeram experiência de outros centros do futebol mundial que, somados aos nossos processos internos, coordenados, atendem todas as demandas de uma comissão técnica muito qualificada", acrescentou o gerente técnico Juan.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário