Tempo curto: Flamengo tem um mês para contratar jogadores de olho na fase de grupos da Libertadores




Por Eric Faria e Fred Gomes | GE: Como tem elenco forte, o Flamengo prega paciência no mercado desde o início da temporada. A postura se pauta por uma janela internacional mais longa do que o habitual - fecha em 12 de abril. De olho na Libertadores, porém, é bom o clube se mexer.



O prazo de inscrição de jogadores para a primeira fase se encerra daqui a 30 dias, em 2 de abril, às 18h (de Brasília). A lista de cada clube deve ter no máximo 50 atletas. Em 2022, o Flamengo contratou apenas o zagueiro Fabrício Bruno e o atacante Marinho até então.

São permitidas cinco pré-inscrições. Ou seja, o clube pode incluir na lista jogadores com pendências documentais e regularizá-los durante a fase de grupos. Nesses casos, porém, o atleta tem de estar com situação regular no máximo até as 14h (de Brasília) do dia anterior ao início da terceira rodada da fase em questão. Se isso não acontecer, ele só poderá atuar nas oitavas de final.



Processo contra o Banco Central emperra atuação no mercado

O Flamengo até se mexeu no mercado e, em fevereiro, Marcos Braz e Bruno Spindel ficaram por quase duas semanas na Europa com o objetivo de comprar Andreas Pereira em definitivo e trazer outros reforços. Hoje, entretanto, está congelado por conta de uma antiga questão judicial.

O clube enfrenta um processo do Banco Central que pode lhe causar impacto significativo em seu orçamento. Em 21 de janeiro, a 9ª Vara Federal de Execução Fiscal da Justiça Federal do Rio de Janeiro determinou penhora de R$ 127 milhões por conta de irregularidades em negociações feitas de 1993 a 1998.



Diante do imbróglio que o clube pretende superar ainda neste mês de março, Landim determinou a suspensão de pagamentos referentes a contratações. O departamento jurídico, porém, está otimista em fazer prosperar ação anulatória que derrubaria a penhora e reduziria a punição para R$ 10,6 milhões.

O caso está sendo julgado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o Flamengo vence por 1 a 0 até o presente momento. A votação foi interrompida porque no último dia 15 a ministra Regina Helena Costa pediu vista, ou seja, um tempo maior para analisar o mérito da questão. Faltam outros quatro votos para a conclusão do mesmo.



Além de chegar a um acordo com o Manchester United pela compra de Andreas por 10 milhões de euros em cinco parcelas fixas a serem pagas até o primeiro semestre de 2024, o Flamengo deixou situação bastante avançada com o atacante uruguaio Diego Rossi, atualmente no Fenerbahçe. Houve um acerto com o atleta de 23 anos, mas a demora para o fechamento da negociação pode ser empecilho.

O Flamengo prioriza a contratação de um goleiro, mas também busca jogadores para as posições de zagueiro, volante e atacante de lado. Para o gol, procurou o goleiro Santos, do Athletico-PR. Trata-se de negociação factível, mas outros nomes também são avaliados.

A janela de transferências começa a se fechar, e o Flamengo precisará de mais agilidade nessas últimas semanas que antecedem a estreia rubro-negra na Libertadores 2022.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Alexandre Vidal
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.