Dono da bola no Flamengo, Filipe Luís se destaca também nas medições físicas neste início de ano




Por Cahê Mota e Fred Huber | GE: Aos 36 anos, Filipe Luís se reinventou no Flamengo nesta temporada. Com a chegada de Paulo Sousa, passou a ser mais zagueiro do que lateral e manteve o alto nível de suas atuações, e não só pela qualidade técnica. O veterano está voando.



Nos dois últimos jogos atuando como zagueiro, além de ter sido quem mais teve a bola no pé, ele foi, entre os atletas da posição, quem alcançou as maiores médias de distância percorrida e distância em alta velocidade, de acordo com levantamento feito pelo Flamengo.

Filipe Luís é uma peça-chave para Paulo Sousa ter sucesso na mudança de esquema tático. O treinador entende que o zagueiro/lateral tem uma capacidade cognitiva diferenciada e uma ótima leitura de jogo, que facilita sua adaptação à nova função.



A metodologia de treino, que emprega exercícios e intensidade (controlada pelo GPS) similares ao jogo, é outro fator que tem facilitado para Filipe Luís. O técnico debate regularmente situações de jogo com ele, que costuma opinar e mostrar interesse em aprender.

Mapa das ações de Filipe Luís no último jogo do Flamengo contra o Vasco — Foto: Footstats

Esforço para começar bem 2002 e rendição aos suplementos alimentares

A última temporada não terminou de uma forma positiva para Filipe Luís, que teve uma lesão na panturrilha esquerda no dia 2 de dezembro. O processo de recuperação durou 45 dias. Na primeira semana, foi realizado no CT, com trabalho integral. Depois, nas férias, não descuidou.



Com uma viagem marcada com a família, ele e o departamento médico elaboraram um planejamento para que o jogador estivesse bem no início da pré-temporada. Por intermédio de reuniões virtuais, o fisioterapeuta Márcio Puglia orientou e acompanhou a evolução, que passou por trabalhos de resistência e força até chegar ao ponto de retornar ao campo.

Filipe Luís utilizou até uma pista de atletismo para realizar os exercícios. Ainda no período de férias, uma semana antes da reapresentação, ele entrou na última etapa da recuperação e começou a utilização de bola para simular situações de jogo. Assim, no dia 10 de janeiro, foi ao Ninho do Urubu já em condições de realizar a pré-temporada com o restante do elenco.



Para conseguir prolongar ainda mais seu desempenho em alto rendimento, o jogador se rendeu a um novo hábito. Incentivado pelo nutricionista do clube, Paulo Cavalcanti, ele inseriu na sua rotina a suplementação alimentar, que evitava até o fim do ano passado. Agora, faz uso antes e depois dos treinos e em casa para recuperação muscular.

Paulo e Bruna Ribeiro, nutricionista responsável pela alimentação do CT, elaboraram também um plano alimentar para Filipe Luís.

O Flamengo se prepara para a final do Carioca enquanto aguarda seu adversário da decisão, que sai do duelo Fluminense x Botafogo. No primeiro jogo, o Tricolor venceu por 1 a 0.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Marcelo Cortes

Postar um comentário

0 Comentários