Além do inédito tetra, Flamengo tem chance do terceiro tri consecutivo sobre um dos grandes do Rio




Por Fred Gomes | GE: Jogadores, técnico e diretores do Flamengo não escondem que o grande objetivo dos próximos dias é a conquista do inédito tetracampeonato carioca. Mas a decisão estadual também abre uma possibilidade no campo da rivalidade. O clube rubro-negro pode pela terceira vez seguida emplacar um tri sobre um rival.



O Fluminense, que tirou o Botafogo e foi vice nas últimas duas temporadas, é o "candidato" a pagar o pato.

De 1999 a 2001, foram vitórias sobre o Vasco em decisões. Entre 2007 e 2009, o Botafogo foi o vice-campeão.

O próprio Fluminense, com três tricampeonatos estaduais no cartel de título, é o único dos clubes além do Flamengo que já emplacou um tri em cima de um arquirrival, de 1936 a 1938. O vice-campeão em sequência em questão foi justamente o Rubro-Negro.



O Flamengo é o carioca com mais tricampeonatos, são seis no total. Além dos citados contra contra Vasco e Botafogo, emplacou as seguintes sequências: 42/43/44, 53/54/55 e 78/79/79 (especial) o atual, que pode se converter em tetra.

TRI CONTRA O VASCO: 99/2000/2001

Em seu primeiro tricampeonato conquistado exclusivamente sobre um mesmo rival, o Flamengo sempre esteve em inferioridade técnica diante de seu grande adversário. O Vasco vivia talvez o maior momento de sua história, com direito a Brasileiro (97), Carioca (98), Libertadores (98) e Rio São Paulo (99) conquistado em um espaço de dois anos.



Em 1999, o rival tinha craques como Felipe, Pedrinho, Juninho Pernambucano e posteriormente Edmundo, que acabara de voltar da Fiorentina para disputar a reta final da competição. O Flamengo tinha como estrela solitária Romário coadjuvado por Athirson, em crescimento após empréstimo ao Santos, e Iranildo.

Na decisão da Taça Guanabara, o estrelado Vasco sofreu o primeiro baque: vitória convincente do Flamengo por 2 a 1, com gols de Romário e Athirson. Os vascaínos foram à forra na Taça Rio, conquistando-a com um 2 a 0 sobre os rubro-negros e dois gols de Edmundo.



Nas finais do Carioca, um empate por 1 a 1 no primeiro jogo e vitória rubro-negra por 1 a 0 na partida derradeira. Romário foi substituído na etapa inicial por conta de dores na virilha. Mesmo inferior tecnicamente, a torcida teve atuação importante, e Rodrigo Mendes, de falta aos 32 minutos do segundo tempo, garantiu o título.

Chocolate devolvido em duas parcelas

Em 2000, Romário trocou de lado e voltou ao clube que o revelou. No primeiro reencontro com o Flamengo, veio o chocolate da páscoa no dia 23 de abril. O Baixinho fez três gols, Pedrinho enfileirou embaixadinhas, e os rubro-negros não viram a bola em vexame histórico: 5 a 1 para o Vasco de virada.

No segundo turno, um empate por 3 a 3 com gol olímpico de Petkovic parecia o prenúncio de coisas boas para o Flamengo. Mas este ainda não seria o ano do sérvio em estaduais. Nas finais do Carioca, o chocolate foi devolvido em duas parcelas: 3 a 0 no primeiro jogo - gols de Athirson, Fábio Baiano e Beto - e 2 a 1 no último, com gols de Reinaldo e Tuta.

O tri mais emocionante do Flamengo

O tricampeonato mais emocionante da história do Flamengo veio, sem dúvidas, em 27 de maio de 2001. Na competição em que os elencos de Vasco e Fla estavam mais equilibrados, a taça veio com histórico gol de Petkovic.

No primeiro encontro, na semifinal da Taça Guanabara, o Flamengo venceu por 1 a 0, com gol de Beto. Nas finais, os rubro-negros até foram melhores no primeiro jogo, mas tomaram a virada no final: 2 a 1.

No decantado 27 de maio, o Vasco tinha vantagem de poder perder por um gol de diferença. Mesmo assim, a torcida do Flamengo era maioria absoluta no Maracanã. Em jogo equilibrado, Petkovic e Edílson, à época desafetos, decidiram a parada. O baiano abriu o placar de pênalti e fez o segundo após belo cruzamento do gringo.

Aos 43 minutos do segundo tempo, número que Pet inclusive usou às costas no retorno ao clube, em 2009, o sérvio, conhecido pela batida colocada, aliou força e efeito para vencer Helton. Catarse no Maracanã e 27º título estadual garantido.

TRI CONTRA O BOTAFOGO: 2007/2008/2009

No penúltimo tri do Flamengo, mudou o rival, mas as cores não. Outra coincidência é que em 2007 o Botafogo era bastante superior tecnicamente. Nos dois anos seguintes, o panorama mudou, e os rubro-negros tinham mais time.

Em 2007, o Flamengo, com elenco limitado, não venceu nenhum clássico. Nas finais com o Botafogo, dois empates por 2 a 2, placar que costumava se repetir à época, e vitória rubro-negras nos pênaltis. O ex-goleiro Bruno, condenado pelo crime bárbaro contra Eliza Samudio, foi o destaque absoluto da decisão por pênaltis.

Em 2008, o Flamengo sobrou contra o Botafogo. Na Taça Guanabara, foi campeão com belo gol de Diego Tardelli nos acréscimos e vitória por 2 a 1. Nas finais do estadual, mais duas vitórias: uma por 1 a 0 e outra por 3 a 1. Obina fez três - um no primeiro jogo - e Tardelli fez o outro.

Em 2009, novamente superior, o Flamengo foi à decisão dos pênaltis por evidente acomodação. Abriu 2 a 0 com facilidade, mas permitiu o empate na etapa final e por pouco não levou a virada. Bruno mais uma vez foi a grande figura, com pênalti defendido no tempo normal e outros dois após o tempo normal.

Decisão de 2022

Flamengo e Fluminense começam a decidir o Carioca 2022 na próxima quarta-feira, às 21h40, no Maracanã. A finalíssima está marcada para o sábado, ainda com horário indefinido. Não há vantagem, e dois empates iguais provocam disputa de pênaltis. Em 2020, o Flamengo venceu os dois jogos: 2 a 1 e 1 a 0. No ano passado, empatou o primeiro jogo (1 a 1), mas venceu no derradeiro por 3 a 1, com dois gols de Gabigol e um de João Gomes.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Wilton Junior / Estadão Conteúdo

Postar um comentário

0 Comentários