sábado, 13 de novembro de 2021

Sem sofrer gol com David Luiz em campo, Flamengo cuida do zagueiro de olho na final da Libertadores




Por Felipe Schmidt | GE: David Luiz em campo é sinal de segurança para o Flamengo. Um dos destaques da vitória sobre o Bahia, o zagueiro manteve uma marca animadora pelo clube: nas quatro partidas em que atuou, a equipe de Renato Gaúcho não sofreu gol.



Os jogos de David Luiz pelo Flamengo até o momento foram:

  • Flamengo 2 x 0 Barcelona de Guayaquil (22/09)
  • Barcelona de Guayaquil 0 x 2 Flamengo (29/09)
  • Flamengo 2 x 0 Atlético-GO (05/11)
  • Flamengo 3 x 0 Bahia (11/11)

A amostragem ainda é pequena. Das quatro partidas, David Luiz só ficou o tempo inteiro em campo contra o Atlético-GO - ao todo, são 235 minutos. Entretanto, a imagem tem sido positiva. Contra o Bahia, o zagueiro esteve soberano na defesa, conseguiu bons lançamentos e até se arriscou numa cobrança de falta.




David Luiz ainda inspira cuidados no Flamengo. Logo ao se apresentar, passou por exames clínicos e laboratoriais. No primeiro dia no Ninho do Urubu, o zagueiro foi diagnosticado com falta de ferro, um dos minerais mais importantes em atletas de alta performance, pois está envolvido no transporte e metabolismo de oxigênio para a produção de energia.

A carência de ferro ocorre em até 30% dos atletas, mesmo aqueles com alimentação adequada. O quadro reduz a capacidade aeróbica e a tolerância ao esforço, além de impactar na recuperação pós-treino e pós-jogo, deixando o jogador mais suscetível a lesões.



Aos 13 min do 1° tempo - Raí invade a área e é travado por David Luiz do Flamengo contra o Bahia

Após a detecção, o Departamento de Saúde e Alto Rendimento (Desar) iniciou um trabalho específico com David Luiz, voltado para a suplementação e o reforço na orientação dietética, com avaliação da resposta evolutiva.

Depois da estreia, David Luiz se machucou em seu segundo jogo, com uma lesão na coxa. Voltou mais de um mês depois. Desde então, cumpre planejamento para chegar bem fisicamente à final da Libertadores, no dia 27, contra o Palmeiras.



Atualmente, David Luiz apresenta melhora nos índices de ferro, e as respostas têm sido melhores a cada semana. O zagueiro tem seguido a programação à risca e já elogiou publicamente o trabalho do departamento médico, que foi alvo de questionamentos nas últimas semanas.

- Foi difícil para mim chegar depois de tanto tempo sem jogar, depois de uma cirurgia, e machucar logo no segundo jogo. Toda a expectativa, toda a ansiedade, toda a vontade que tinha de estrear. Mas acho que tenho que agradecer a todo o departamento médico, que teve todo o carinho e cuidado comigo esse tempo todo. Não é fácil as pessoas apontarem e dizerem que não fizeram grande trabalho. Fizeram, sim. A estreia na Libertadores foi decisão minha, eu queria representar o Flamengo em campo - disse David, após a vitória sobre o Atlético-GO.



Até a final da Libertadores, o Flamengo tem ainda quatro partidas pelo Campeonato Brasileiro. A primeira acontece neste domingo, contra o São Paulo, no Morumbi. A comissão técnica ainda não decidiu se levará David Luiz ou se o preservará do duelo. O último treino no Ninho do Urubu acontece neste sábado.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Alexandre Vidal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário