Renato detona arbitragem, faz cobrança e diz que o Flamengo estará pronto para a final da Libertadores dia 27




GE: Renato Gaúcho começou a entrevista coletiva falando que não gosta de falar de arbitragem. Os erros decisivos no empate do Flamengo por 2 a 2 com a Chapecoense, nesta segunda-feira, na Arena Condá, no entanto, fizeram com o técnico não conseguisse se segurar. Logo na primeira resposta, foram cerca de cinco minutos de desabafo contra a equipe comandada por Denis da Silva Ribeiro Serafim, de Alagoas.



O Flamengo reclama de um pênalti não marcado sobre Gabriel e de um impedimento mal assinalado também do camisa 9, quando este parte de seu campo de defesa e chega a driblar Keiller, ficando livre para concluir para o gol vazio. A "Central do Apito" dá razão aos rubro-negros nos dois lances.

- Amanhã todo mundo vai falar que o Renato está dando desculpa porque não conseguiu vencer a partida. Concordo que cometemos erros contra uma equipe praticamente rebaixada, mas que sempre teve nosso respeito. Não gosto de falar de arbitragem, mas não dá para não falar mais. Os dois erros que aconteceram foram inacreditáveis.



"Até perguntei se o VAR estava presente. Não é possível o VAR não chamar o árbitro no pênalti do Gabriel. Não sou eu que vou dar aula de regras, mas eu leio, eu vejo, e sei qual o protocolo"

Renato prosseguiu em sua longa resposta:

- Em momento algum, o goleiro procura a bola. É pênalti legítimo e expulsão do goleiro. O VAR que tanto apita os jogos não chamou o árbitro. Depois, o Gabriel está na minha frente, eu vejo que não está impedido, eu grito para ele, que recebe a bola e parte. Deu o impedimento. Cadê o protocolo que uma criança de cinco anos sabe que tem que deixar a jogada terminar para depois o VAR revisar. Vejo muitos jogos em que o jogador está dez metros na frente, fácil de dar o impedimento, e não dão. Hoje, na pior das hipóteses seria um impedimento duvidoso, e ela levantou a bandeirinha.



"É o beabá de uma criança de cinco anos. Mas essas perguntas quem tem que responder sou eu"

O treinador do Flamengo fez cobranças fortes a Leonardo Gaciba, chefe da comissão de arbitragem da CBF. Para Renato, o ex-árbitro precisa de manifestar sobre a série de erros que acontecem no Brasileirão.

- Aí, eu pergunto: alguém vai perguntar para o Gaciba? Já que ele fala que o VAR tem 99% de acerto. Alguém está sendo burro, então. Outra pergunta que gostaria de fazer: jogo do Atlético, Wilton apitou, um dos melhores do Brasil. Jogo do Palmeiras, um dos melhores da América do Sul, o Klaus. Jogo do Flamengo, árbitro da segunda divisão. O Gaciba tem que explicar isso. Não é possível. Por que nos outros, árbitro Fifa, e no nosso jogo trio de arbitragem da Segunda divisão. Tenho minha culpa, claro que sim. Mas os erros estão aí até quando?



Com 54 pontos, o Flamengo ocupa a terceira colocação no Campeonato Brasileiro, com um jogo a menos que o segundo colocado Palmeiras (55) e o líder Atlético-MG (65). Quinta-feira, a equipe recebe o Bahia, no Maracanã, às 19h (de Brasília), pela 31ª rodada.

Confira outros trechos da entrevista

Cobranças

- Eu tenho minha culpa? Lógico que tenho. Ninguém está fugindo disso, ninguém está falando que o Flamengo empatou por conta da arbitragem, mas os erros estão aí. Até quando? É Campeonato Brasileiro. Não é possível, a gente trabalha, trabalha, trabalha, trabalha... Se o adversário é melhor, mérito. Mas pelos erros o Flamengo deixou dois pontos. O Gaciba não vai vir a público explicar? Chegou a um momento do jogo em que pensei que não houvesse VAR no jogo. Fui cobrar da arbitragem porque marcou impedimento e a resposta foi "desculpa, errei". Segue a vida, o Gaciba não aparece e todo jogo, todo fim de semana, toda rodada tem um problema. Bater no Renato é fácil, é mole. Estou aqui dando a cara para bater. Sou pago para isso. O Gaciba é pago também.



Escolha por Bruno Viana

- Toda vez que foi chamado, jogou bem. Ele está no nível do Gustavo e do Léo, que tem jogado praticamente todos os jogos. Não posso pensar só no momento, tenho que pensar ali na frente. Dia 27, não vou ter o Léo Pereira. Preciso dar ritmo a todos. Tenho que deixar todo mundo pronto e da melhor maneira possível para o dia 27.

Escolha por Gabriel Batista

- O futebol é muito ingrato. Imagina se coloco o Hugo para jogar e ele passa insegurança, né?! O Flamengo tem esse quatro goleiros e vamos com eles até o final. São bons goleiros e nos ajudam bastante. Não acredito que o Gabriel tenha passado insegurança. Inclusive, no gol deles fez grandes defesas.



Dificuldade contra o lanterna

- É lógico que estamos devendo bastante, mas vamos melhorar. Pode ter certeza. Dia 27, é um jogo atípico, um jogo de 90 minutos totalmente diferente. Não adianta eu falar que estamos jogando a cada três dias que vão dizer que é desculpa. Mas a realidade é essa. O desgaste é muito grande. Não temos tempo para treinar. Mudamos peças porque os jogadores estão esgotados. Dois jogadores nem deviam jogar hoje e estamos arriscando até perder para o dia 27. São várias cabeças aqui pensando no que é melhor, mas o torcedor pode ficar tranquilo que no dia 27 estaremos inteiros para a decisão.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Alexandre Vidal

Postar um comentário

0 Comentários