'Quando chegou do Flamengo, era chacota': pentacampeão explica como Vinicius Jr. virou destaque do Real Madrid




ESPN: Em entrevista ao Podpah, o ex-zagueiro e volante Edmílson, pentacampeão do mundo com a seleção brasileira em 2002, comentou a incrível evolução do atacante Vinicius Jr. entre 2018, quando ele chegou ao Real Madrid vindo do Flamengo, e hoje.



Na visão do ex-jogador, o "Malvadeza" sofreu em seu início no futebol espanhol por ter sido promovido ao profissional muito cedo, o que impediu que ele completasse sua formação nas categorias de base.

Para Edmílson, a base é uma "universidade", e o jogador não pode se "formar" antes de completar as "matérias obrigatórias", como treinamento de finalização e cabeceio.



"A grande questão é que, na base, você não tem que competir para ganhar, mas sim competir para formar. E, muitas vezes, essa é a dificuldade maior dentro da mentalidade dos clubes do Brasil", apontou.

"E o que é competir para formar? Eu sempre digo que, quando um menino entra na base com 14 anos para sua formação, é como se ele entrasse na universidade. Então, ele tem um número de anos para se formar e virar um profissional de futebol. Só que, muitas vezes, ele tem que antecipar a formação, porque com 18 anos pode estar já no profissional", explicou.



"Todos me perguntam: 'Edmílson, por que você sempre chegava mais cedo na base do São Paulo?'. É porque, mesmo eu estando no profissional, eu tinha que completar minhas matérias obrigatórias, ou seja, treinamento de chute, passe, cabeceio", argumentou.

"Hoje, os meninos chegam com 18, 19 anos ao profissional e não fazem o fundamento, que era o que tinha que ter feito nos tempos de formação da base", analisou.



"Um exemplo: o Vinicius Jr., depois de quase quatro anos no Real Madrid, é só neste ano que ele esta se destacando, finalizando melhor. Quando ele chegou do Flamengo, na época ele era a 'chacota' dos caras. Todo dia era motivo de cachota na imprensa de lá. Ficavam perguntando: 'Esse aí é o jogador de 50 milhões de euros?'", lembrou.

"Então, na formação, tem que parar com isso de 'tem que ganhar do Corinthians, do Palmeiras', mas sim focar em melhorar a performance e aprender. Se você melhorar a performance a cada jogo, o coletivo vai aparecer e você vai chegar ao profissional mais completo", finalizou.

Na atual temporada, Vinicius Jr. já tem 9 gols e 5 assistências em 16 partidas pelo Real Madrid.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários