Entenda se denúncia de crime financeiro contra Landim pode afetar candidatura à reeleição no Flamengo




O Globo: Réu em um processo que corre em Brasília por crimes financeiros na administração de um fundo de pensão, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, candidato a reeleição, já cumpriu os pré-requisitos para ter a chapa roxa homologada pela Comissão Eleitoral do clube. A denúncia acatada pela Justiça nesta quarta-feira não tem como gerar quaisquer implicações neste processo, segundo O GLOBO apurou.



Embora como réu Landim tenha impedimento para ser candidato a presidente do Brasil, por exemplo, no Flamengo o candidato só é considerado ficha suja quando há condenação em segunda instância. O mandatário apresentou certidões negativas do Rio de Janeiro e elas já foram aprovadas em prazo estipulado pelo Conselho de Administração (Coad).

— No Flamengo, e em qualquer cargo eletivo, só depois de condenado. Não implica em nada. As chapas já foram homologadas, as certidões apresentadas. Mesmo que não tivesse apresentado, não teria problema — explica Delair Dumbrosk, vice-presidente do Coad.



As chapas podiam ser homologadas até 20 de outubro, data limite para registro pela Comissão Permanente Eleitoral, após verificação das condições de elegibilidade dos candidatos. Recursos de contestação tinham prazo até 25 de outubro para serem enviados, mas não houve nenhum. Os possíveis questionamentos seriam avaliados na próxima segunda-feira, em uma sessão da Comissão Eleitoral.

Membros da oposição, no entanto, entendem que há risco de dano à imagem do clube. Segundo eles, o Flamengo tem contrato com empresas que preveem regras de compliance, e elas podem romper os acordos. Mesmo assim, os candidatos de oposição não se movimentaram para questionar a candidatura de Landim depois que a Justiça de Brasília acatou a denúncia contra ele. Há o entendimento de que os membros da Comissão Eleitoral são alinhados à gestão atual e não fariam nada.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Alexandre Vidal

Postar um comentário

0 Comentários