Especialista faz estimativa para que retorno de público aos estádios seja liberado




Flamengo e Fluminense se enfrentam neste sábado (22), pelo segundo e último jogo da grande final do Campeonato Carioca. O clássico, marcado para acontecer no Maracanã, correu risco de levado para o Mané Garrincha, em Brasília, com a possibilidade dos portões serem abertos. A ideia, todavia, acabou sendo abortada devido à repercussão negativa e sob a justificativa do estado – ruim – do gramado.




Com toda essa discussão envoga, em participação no Seleção SporTV, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alberto Chebabo, avaliou o movimento feito pela Federação de Futebol do Estado do Rio e Janeiro (Ferj) para que o retorno de público ao estádio seja permitido. Além disso, o infectologista deu uma estimativa de quando a torcida poderá ir aos estádios de futebol novamente.

— Não estamos neste momento (retorno de público) no Brasil. Diferente de outros locais (Inglaterra, Estados Unidos e Austrália), a gente ainda tem uma taxa de transmissão muito elevada no país, uma taxa de internação também muito alta, número de óbitos bastante elevado, apesar dele vir em queda nas últimas semanas. Mas isso não significa que hoje temos condições de abrir grandes eventos esportivos com presença de público -, disse, antes de prosseguir:

— Precisaríamos de ter pelo menos 40 a 50% da população vacinada, idealmente com duas doses. E uma redução importante de número de casos, com uma transmissão abaixo de um. Ou seja, com a epidemia em contração. Por exemplo, uma pessoa passando para menos de uma pessoa. E para isto acontecer, a gente precisa estar com a população vacinada. E com vacinas que consigam reduzir essa transmissão e o risco de infecção –, concluiu.

Sem torcida, portanto, Flamengo e Fluminense se enfrentam neste sábado (22), a partir das 21h05 (horário de Brasília), no Maracanã, pela segunda partida da final do Campeonato Carioca. Com o empate em 1 a 1 no primeiro jogo, somente uma vitória interessa aos times. Em caso de nova igualdade, o campeão estadual será conhecido após disputa de pênaltis.

- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Fonte: https://colunadofla.com/2021/05/especialista-faz-estimativa-para-que-retorno-de-publico-aos-estadios-seja-liberado/
Imagem: Alexandre Vidal

Postar um comentário

0 Comentários