Flamengo revive rivalidade recente com o Palmeiras em duelo 'divisor de águas' no Brasileirão



O cenário não é inédito. Na briga na parte de cima da tabela, o Flamengo encara o Palmeiras em confronto direto e que pode definir o rumo do clube na temporada. Visto com frequência nos últimos anos, esta situação se repetirá nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), quando as equipes se enfrentam no Mané Garrincha. A partida vale pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro e terá transmissão em Tempo Real do LANCE!.



Com o triunfo sobre o Goiás na última segunda-feira, o Flamengo reencontrou o caminho das vitórias após três tropeços e se manteve vivo na luta pelo título. Com os resultados desta quarta-feira, a equipe ocupa atualmente a quarta posição, com 52 pontos - sete a menos que o líder Internacional - e dois jogos a menos.

Na quinta colocação com 51 pontos, o Palmeiras chega embalado após golear o Corinthians por 4 a 0 na última rodada. Finalista da Copa do Brasil e da Libertadores, o clube paulista ainda sonha com a Tríplice Coroa e representa um desafio para o Flamengo: o de vencer um adversário direto pela primeira vez no Brasileirão. Até o momento, contra times do G-6, o Rubro Negro tem apenas 16,67% de aproveitamento.



DO CÉU AO INFERNO: O QUE ESTÁ EM JOGO PARA O FLA

Dada as circunstâncias, a partida desta quinta-feira pode ser considerada um "divisor de águas" para o Flamengo na competição. Em caso de vitória, a equipe de Rogério Ceni ganha moral e se mantém viva na disputa do título. Por outro lado, um empate ou uma derrota fariam o Rubro-Negro estacionar na tabela e praticamente dar adeus ao sonho do bicampeonato. Confira os cenários:

VITÓRIA - No melhor dos casos, a equipe de Rogério Ceni ultrapassa o Atlético-MG, assume a terceira posição e fica a quatro pontos do Inter - com um jogo a menos. Além disso, abre quatro pontos de vantagem sobre um rival direto e eleva a moral do grupo para a reta final da competição.



EMPATE - Na tabela não mudaria muito: o Flamengo seguiria na quarta posição, com um ponto a mais que o Palmeiras e um a menos que o Atlético-MG. O problema seria a traiçoeira distância de seis pontos para o Inter e o abalo na confiança, afinal seria mais um tropeço contra um adversário direto.

DERROTA - Por fim, há o risco do pior acontecer. Em caso de revés em Brasília, o Flamengo é ultrapassado pelo próprio Palmeiras, cai para a quinta posição e fica a sete pontos do líder. Neste cenário, Rogério Ceni voltaria a balançar no cargo e é possível imaginar o Rubro-Negro mudando de objetivo na reta final: ao invés do título, a meta passaria a ser uma vaga direta na Libertadores 2021.



MAIS UMA 'DECISÃO' NO HISTÓRICO DA RIVALIDADE

Clubes mais poderosos financeiramente do país, Flamengo e Palmeiras iniciaram uma crescente rivalidade no futebol brasileiro nos últimos anos. Desde 2016, as equipes passaram a brigar frequentemente na parte de cima da tabela do Brasileirão e acumulam duelos decisivos em confrontos diretos. O LANCE! relembra alguns deles abaixo.

2016 - Palmeiras 1 x 1 Flamengo (25ª rodada)
O Palmeiras liderava o torneio e era seguido de perto pelo vice-líder Flamengo. No confronto entre as equipes, o Rubro-Negro estava apenas um ponto atrás e poderia assumir a liderança em caso de vitória no Allianz Parque. Na ocasião, o clube carioca - mesmo com um jogador a menos - abriu o placar com Alan Patrick, mas sofreu o empate com gol de Gabriel Jesus. Com o resultado, o Palmeiras se manteve na ponta e acabou sendo campeão.

2017 - Palmeiras 2 x 0 Flamengo (34ª rodada)
No ano seguinte, o confronto decisivo era por uma vaga direta na Libertadores, com apenas quatro pontos separando o Flamengo, em sétimo, do Palmeiras, quarto colocado. Novamente no Allianz Parque, o clube paulista levou a melhor, com dois gols de Deyverson, e abriu boa vantagem para o concorrente direto.



2018 - Flamengo 1 x 1 Palmeiras (31ª rodada)
O duelo do segundo turno era entre o líder Palmeiras e o vice-líder Flamengo, separados por quatro pontos na tabela. Em um Maracanã lotado, o Rubro-Negro tinha a oportunidade de diminuir a diferença para apenas um ponto e acirrar a disputa, mas não teve sucesso. Dudu abriu o placar, Marlos Moreno empatou, e Lucas Paquetá desperdiçou a chance da virada. O empate manteve a distância entre as equipes e foi importante para o título alviverde.

2019 - Flamengo 3 x 0 Palmeiras (17ª rodada)
Já na temporada passada, a história foi diferente. Ainda no primeiro turno, o líder Flamengo recebeu o terceiro colocado Palmeiras no Maracanã, com três pontos de vantagem e um jogo a mais em relação ao clube paulista. Em grande fase, a equipe comandada por Jorge Jesus teve ótima atuação coletiva e abriu boa distância para o rival na luta pelo título brasileiro.

* estagiário sob a supervisão de Aigor Ojêda


- // -

> Veja as últimas informações sobre o Mengão em nossa página principal, Clique Aqui



Fonte: https://www.lance.com.br/flamengo/revive-rivalidade-recente-com-palmeiras-duelo-divisor-aguas-brasileirao.html

CURTA NOSSA PÁGINA



Postar um comentário

0 Comentários