Revista Forbes destaca mudança no comando do Flamengo e analisa ideias de Dome



O Flamengo contratou Domènec Torrent para substituir Jorge Jesus, que obtive sucesso quase que imediato no Rubro-Negro. O português conquistou cinco títulos: Campeonato Brasileiro, Libertadores da América, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-americana e Campeonato Carioca. Porém, os treinadores têm estilos diferentes, embora ambos sejam ofensivos. A revista Forbes, dos Estados Unidos, destacou a contratação de Dome, como gosta de ser chamado.


“Em Torrent, o clube carioca queria um sucessor com o mesmo perfil de Jesus; um treinador com uma ideia moderna e progressista de como jogar futebol. O espanhol nunca foi a primeira escolha do clube, com o ex-treinador do Watford, Marco Silva, e o ex-treinador do Mônaco, Leonardo Jardim, entre os candidatos mais ilustres. Claro, Torrent – apelido de Dome – também tinha credenciais excelentes: como assistente, ele passou uma década ao lado do sumo sacerdote da guilda de treinadores Pep Guardiola. A sua mera associação com o espanhol, cuja filosofia baseada no rápido intercâmbio de posicionamentos, pressões e passes há muito tempo líder de mercado no coaching contemporâneo, serviu como um grande trunfo durante o processo de contratação“, escreveu.


Porém, a revista foi além e ponderou que Domènec vive às sombras de Jorge Jesus, que implementou um estilo de jogo ofensivo e dinâmico. Além disso, a Forbes escreveu que, por mais que o técnico catalão não consiga obter sucesso no Rubro-Negro, a contratação terá valido a pena, pois novas ideias foram colocadas em práticas no Brasil.


“No Brasil, Torrent tem encontrado dificuldades notáveis ​​em seu novo clube. Sua situação é multifacetada: cada vitória ainda é considerada uma parte do legado de Jesus, enquanto Torrent é o único responsável pelas derrotas. O desfile da vitória de 12 meses de Jesus, que destruiu e derrubou os dogmas do futebol brasileiro e entregou dramatismo de uma intensidade cromática extraordinária, tornou-se um paradigma incomparável. Vence a torcida, com uma obsessão patológica de vencer, e a demanda da mídia“, ponderou, antes de prosseguir:

“O Flamengo e o futebol brasileiro – quatro técnicos já demitidos nesta temporada – precisam pensar além do curto prazo e da gratificação instantânea. Mesmo se Torrent falhar, ele terá sido a escolha certa. Suas ideias enriquecem o Flamengo e o futebol local. Eles nutrem a mente e a cultura em geral. Em mais de um aspecto, isso não tem preço. Por enquanto, Torrent simplesmente precisa de mais tempo para tentar rivalizar com Jesus“, encerrou o texto.

Domènec obteve uma semana cheia para treinar a equipe e ajustar o time taticamente. Com cinco jogos, o aproveitamento é de 33,3%, com uma vitória, duas derrotas e dois empates. A equipe ocupa a 15ª colocação no Campeonato Brasileiro e busca melhorar a posição neste domingo (30), em duelo contra o Santos, na Vila Belmiro. O duelo terá início às 16h (horário de Brasília).


Fonte: https://colunadofla.com/2020/08/revista-forbes-analisa-ideias-de-domenec-no-flamengo-e-ve-sombra-de-jorge-jesus-no-clube/

CURTA NOSSA PÁGINA




Postar um comentário

0 Comentários