Jorge Jesus definiu em poucas palavras o que significou o Campeonato Carioca para ele e para o Flamengo: "Seis títulos em um ano e um mês é uma coisa incrível." São troféus nacionais, como o Brasileirão e a Supercopa, internacionais, como a Libertadores e a Recopa, estaduais, como a Taça Guanabara e o Campeonato Carioca. Esta época ficará para sempre na história, não pelo estadual, mas pela possibilidade de supremacia.
O maior time da história do Flamengo, o mito, segue sendo o da era Zico. A sequência de troféus daquela fase começou com o gol de Rondinelli, aos 41 minutos do segundo tempo de uma final contra o Vasco. Dali, seguiu-se o tricampeonato carioca (1978, 1979 e 1979 Especial), mas não se misturando com os troféus nacionais. O estadual seguinte veio em 6 de dezembro de 1981, histórico Jogo do Ladrilheiro, chamado assim porque um torcedor que morava na Cidade de Deus invadiu o campo e interrompeu a chance de reação do Vasco.
Uma semana depois, o Flamengo foi campeão do mundo ao vencer o Liverpool por 3 x 0, no Japão. "Em dezembro de 81..." Entre 1980 e 1987, o Flamengo ganhou quatro Brasileiros, uma Libertadores, um Mundial e dois estaduais. Entre 1980 e 1983, três Brasileiros e um Carioca. Era como se a hegemonia nacional e internacional fossem muito mais importantes para aquele Flamengo do que ganhar no Rio.
Foi assim.
Este Flamengo pensa em seu projeto de internacionalização. Quer, na medida do possível para um clube brasileiro, ser global. Como o Milan dos anos 1980 ou o Barcelona dos 2000, quer ser conhecido em todo o planeta. Vencer o estadual por dois anos seguidos representa duas coisas: 1. não há rivais no Rio de Janeiro; 2. o Carioca também faz parte do mundo.
O time de Zico ainda é mais mítico, até porque o time de Jorge Jesus ainda não saiu dos campos para entrar na história. Mas este, por enquanto, mistura seu projeto de internacionalização com a hegemonia dentro do Rio de Janeiro.
Fonte: https://globoesporte.globo.com/blogs/blog-do-pvc/post/2020/07/16/flamengo-bi-carioca-pode-tentar-supremacia-maior-do-que-na-era-zico.ghtml
CURTA NOSSA PÁGINA