Ranking coloca o Flamengo como único clube sul-americano entre os top 50 no mundo



Campeão brasileiro e da Copa Libertadores, o Flamengo é reconhecidamente o time mais forte da América do Sul na atualidade.


Em futebol, o destaque fica para as previsões, baseadas em uma série de combinações matemáticas (clique para entender a metodologia, em inglês), atualizadas ao fim de cada partida.

No Brasileirão, é possível acompanhar classificação atual, projeções para o fim do campeonato e, na aba "jogos", as expectativas de cada partida.

Mas qual é o "patamar" do Rubro-Negro no futebol mundial? A pergunta é difícil, mas os números podem ajudar a responder.

Em atualização da FiveThirtyEight nesta segunda-feira (9), o time comandado por Jorge Jesus aparece como o 34º no ranking de melhores do mundo. É a melhor colocação de um clube da América do Sul.

O ranking é liderado por Manchester City, seguido por Bayern de Munique e Liverpool. Barcelona e Real Madrid completam os cinco primeiros.


Embora longe dos ponteiros, o Flamengo está à frente de clubes tradicionais, como Lyon (35º), Benfica (38º) e Milan (40º).

Entre os brasileiros, o mais próximo do Rubro-Negro é o Palmeiras (64º). O top-5 nacional ainda tem Grêmio (76º), Santos (110º) e São Paulo (131º).

Como funciona o ranking?

O ranking da FiveThirtyEight usa o índice Soccer Power Index (SPI), criado pela ESPN em 2009. A ferramenta mistura pontos objetivos e subjetivos para analisar clubes de 24 ligas nacionais de futebol, além da Champions League e Liga Europa.

O sistema usa quatro fatores para a avaliação: coeficientes de competitividade, classificações ofensivas e defensivas das equipes de acordo com resultados, classificações ofensivas e defensivas dos jogadores e por fim uma classificação que cruza os dados ofensivos e defensivos obtidos nos itens anteriores. Assim, é gerado o rating final.


Por exemplo, a pontuação ofensiva aponta o número de gols que seria esperado desta equipe contra um adversário médio em campo neutro, além da quantidade esperada de gols sofridos na mesma circunstância. Com base nestes números e inúmeras simulações, gera-se um valor para a classificação geral do SPI.

A avaliação ainda conta com outras métricas para apontar o desempenho de uma determinada equipe; Por exemplo, finalizações e probabilidade de vitória. Um sistema ainda realiza simulações para determinar uma projeção.

Veja a classificação:

Atualizado em 9 de março




Fonte: https://www.espn.com.br/artigo/_/id/6743931/ranking-de-clubes-como-matematica-define-melhores-do-mundo-e-flamengo-e-unico-do-brasil-no-top-50-veja-posicoes

Curta nossa Página




Postar um comentário

0 Comentários