Flamengo faz parceria com aplicativo para Jesus elaborar treinos mesmo de Portugal



Rumo a Portugal, Jorge Jesus foi ao encontro do carinho da família em tempos de pandemia global. A conexão com o lado rubro-negro, no entanto, permanece intacta mesmo a um oceano de distância. Ainda que as atividades estejam paralisadas no Ninho do Urubu devido ao coronavírus, o técnico vai monitorar diariamente os treinamentos dos atletas com sua comissão técnica. O Flamengo firmou uma parceria com um desenvolvedor português de um aplicativo capaz de realizar as tarefas e até administrar as cargas necessárias ao grupo campeão brasileiro e da Libertadores. Um aplicativo que nasceu inspirado, em parte, em ideias do próprio treinador e já chegou a ser utilizado pelo Mister e sua equipe em outros clubes.


"O treinador é inventor", disse JJ, como é chamado em seu país, enquanto comandava equipes portuguesas. A frase pegou e mesmo no Brasil Jorge Jesus, sempre sem economizar palavras, não cansa de dizer que tem um método único e criado por ele próprio para treinar equipes de futebol. Inspirado nesta frase e em outras de José Mourinho - "o treinador deve criar sua própria identidade - o também técnico e português João Daniel Rico teve ao lado do sócio Acácio Santos, outro treinador com experiência internacional e formação acadêmica, a ideia de criar um aplicativo para ajudar os técnicos em suas metodologias, mesmo a distância.

Nasceu, então, o Coach ID. A ideia encaixou como uma luva no momento do Flamengo: uma comissão técnica a mais de sete mil quilômetros do elenco e com a necessidade de supervisioná-lo para mantê-lo ativo enquanto a pandemia obriga o distanciamento social como melhor prevenção. Por meio de um contato com o preparador físico rubro-negro Márcio Sampaio, a parceria foi feita e ajustes especiais foram realizados. O Flamengo utiliza o aplicativo e recebe consultoria enquanto a empresa do software busca uma valorização na exposição no cenário internacional.

O aplicativo já está em uso pela comissão técnica rubro-negra há alguns dias. Diante disso, o departamento de preparação física do clube se dividiu para pôr em prática e utilizar a ferramenta. Mário Monteiro, que permaneceu no Brasil, elabora semanalmente os planos de treinamentos individuais. Roberto Oliveira, o Betinho, ficou responsável por entregar nas casas dos atletas os kits com equipamentos da academia do Ninho do Urubu. Márcio Sampaio, por sua vez, controla a carga das atividades destinadas aos jogadores por meio do aplicativo. Eles recebem diariamente as instruções para treinamentos - que podem ser filmados ou transmitidos ao vivo para correção dos preparadores físicos - em uma versão do software própria para o elenco. Ao fim da atividade, cada um reporta no app a chamada percepção subjetiva de esforço, numa escala de 1 (sem esforço) a 10 (máxima intensidade).


"É bem científico. Com este dado depois temos um cálculo, uma métrica no aplicativo que permite ao treinador fazer a gestão da carga em termos de carga aguda ou carga crônica. Ou seja, fazendo uma média entre os últimos cinco dias da semana e os últimos 28 dias", explicou João Daniel Rico ao ESPN.com.br

A partir desta análise uma sinalização verde, amarela ou vermelha aponta se a carga destinada ao atleta está leve, ótima ou pesada. No dia seguinte ao treinamento, o jogador indica a sua escala de bem-estar com o trabalho ao reportar como se sente em cinco quesitos: cansaço, qualidade do sono, dor muscular, nível de stress e humor. A partir daí, a comissão técnica rubro-negra pode adaptar os treinamentos de forma individual, com especificidades de cada jogador como espaço, equipamento e horários disponíveis. Por meio de um chat dentro do aplicativo, o atleta rubro-negro pode tirar dúvidas e conversar diretamente com o profissional da comissão técnica para alinhar o planejamento a ser adotado. Ao mesmo passo, o departamento médico, chefiado por Márcio Tannure, mapeia atletas que estão em recuperação de lesões e elabora um plano, com metas alinhadas com os preparadores físicos em reuniões diárias.

Jorge Jesus posteriormente é informado sobres os dados por sua comissão técnica. O Mister e sua equipe têm contrato com o Flamengo até meados de junho e negociam renovação do vínculo, ainda emperrada pela falta de acerto financeiro. As conversas continuam de forma virtual entre Brasil e Portugal. Pelo acordado, tão logo as atividades possam ser retomadas no Ninho do Urubu, Jorge Jesus e sua comissão retornam ao Rio de Janeiro.


Possibilidade de monitorar as divisões de todo o clube

O Flamengo utiliza, por enquanto, apenas a parte denominada Análise de Treino do Coach Id. O aplicativo foi desenhado, porém, para apresentar maiores opções não só ao técnico, mas ao clube, como o monitoramento do método implantado em todas as categorias de base. Recentemente, o presidente rubro-negro, Rodolfo Landim, esteve no Barcelona com o intuito de absorver a filosofia que leva o clube a unificar a metodologia de seu futebol em todas as categorias, da base ao profissional. Este é um dos desejos do Flamengo.

"Se eu for, por exemplo, um coordenador técnico eu posso assistir a tudo aquilo que o treinador do sub-18, sub-17, sub-16 está a fazer. Posso ter acesso a todas as contas e verificar se o trabalho que está a fazer é de fato o trabalho que está previsto e orientado. Permite que os jogadores possam evoluir e ir passando de escalão a escalão sem perder toda a formação. Permite ter uma visão vertical de todo o clube", acrescenta João Daniel Rico.

Atualmente, o aplicativo é utilizado por equipes portuguesas como Vitória de Setúbal, Famalicão, Nacional da Ilha da Madeira e Acadêmica de Coimbra, além de profissionais em Austrália e Estados Unidos.


Fonte: https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/6791112/flamengo-faz-parceria-com-aplicativo-para-jesus-elaborar-treinos-mesmo-de-portugal

Curta nossa Página




Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Recent in Technology

Facebook