Para Ruy Castro, 71, não há qualquer problema no fato de que nenhum dos 11 titulares do Flamengo foi forjado na base do “clube que faz craques em casa”.
– Não importa muito se eles se identificam com o Flamengo, porque a torcida já se identificou com eles. Rafinha, Pablo Marí, Bruno Henrique e Gabigol jogam como se tivessem nascido no Flamengo.
Autor das biografias de Garrincha, Nelson Rodrigues e Carmen Miranda, Ruy é um dos três entrevistados do e-book “201981”, um suplemento eletrônico especial em que os escritores Arthur Muhlenberg e Roberto Assaf também debatem o que mudou na identidade da torcida rubro-negra entre a Libertadores de 1981 e a de 2019.
Criado pela editoria de Esportes, o e-book estará disponível apenas nos aplicativos do GLOBO e do “Globo+”, na área em que o usuário já lê a versão digital da edição impressa do jornal.
O livro 201981 debate a nova identidade do Flamengo Foto: Reprodução
Se Ruy contou a biografia do clube em “O vermelho e o negro”, Roberto Assaf, 64, produziu o “Almanaque do Flamengo” e a biografia dos primeiros 50 anos de Zico, entre outros cinco livros. Já Arthur Muhlenberg, 55, é célebre cronista de blogs rubro-negros. Além disso, ele lança nesta segunda seu livro “Libertador”, às 18h, no Aconchego Carioca do Leblon.
Passo a passo, como ler
É preciso fazer o login no site do GLOBO ou acessar pelo celular, através do aplicativo do GLOBO (ou do aplicativo Globo+). Ambos estão disponíveis na loja virtual Apple Store (para celulares com iOS) e no Google Play (para Android).
Uma vez instalado qualquer um dos aplicativos, clique na opção “Banca”, disponível no menu de navegação na parte debaixo da tela do app do GLOBO – ou, no Globo+, acesse “Últimas Edições”.
Por fim, basta escolher a edição desta segunda-feira, selecionar entre as versões texto ou jornal (que reproduz a diagramação impressa) e clicar na capa do “201981”, folheando as páginas com os dedos.
Fonte: https://oglobo.globo.com/esportes/o-globo-lanca-book-sobre-nova-identidade-rubro-negra-1-24140405
Curta nossa Página

