Não foi por acaso: a disciplina de Rodrigo Caio para voltar voando e colocar "Guerrero no bolso"



Ao acordar, tratamento. Nas refeições, tratamento. É hora de ver televisão? Tratamento. Nos momentos de carinho com a esposa Tayane? Tratamento. Relacionar Rodrigo Caio e disciplina é quase que uma redundância. Mas é exatamente essa característica que fez o zagueiro voltar de grave lesão como se nada tivesse acontecido e se tornar peça determinante na classificação do Flamengo na Libertadores (já tirou o Guerrero do bolso? Perguntariam os torcedores).

Rodrigo Caio tem aparelhos de fisioterapia em casa para prevenção de lesões — Foto: Arquivo Pessoal
Rodrigo Caio tem aparelhos de fisioterapia em casa para prevenção de lesões — Foto: Arquivo Pessoal



Foram 24 dias de dedicação integral entre a lesão muscular contra o Botafogo, dia 28 de julho, e a volta aos gramados no primeiro jogo diante do Internacional, dia 21 de agosto. E quando falamos integral é literalmente. Desfalque na decisão com o Emelec, Rodrigo Caio não se permitiu ficar fora dos confrontos com o Colorado. Tratava de manhã e de tarde no Ninho do Urubu, além de fazer hora-extra em casa até tarde da noite.

Com o aval do departamento médico rubro-negro, o zagueiro tem em casa equipamentos profissionais de fisioterapia para prevenção de lesões e que auxiliaram no processo de recuperação do problema nos músculos adutor e posterior da coxa esquerda. Rotina que não era interrompida nem quando o atleta era vencido pelo sono:



- Fiquei semanas focado na recuperação. Acordava bem cedo, ia para o clube, fazia duas sessões e voltava tarde. Em vez de descansar, já pegava as máquinas que tenho em casa e seguia o tratamento. Procurei focar na recuperação, ser positivo e fazer todos os esforços para estar bem condicionado, ajudar meus companheiros e fazer o que me deixa feliz.

"Muitas vezes, no fim de alguns procedimentos, acabava dormindo enquanto fazia os trabalhos. Quem me acordava era a minha esposa"

Rodrigo Caio e a esposa Tayane no gramado do Maracanã: parceria pelo Flamengo — Foto: Arquivo Pessoal
Rodrigo Caio e a esposa Tayane no gramado do Maracanã: parceria pelo Flamengo — Foto: Arquivo Pessoal



Recém-casada, Tayane foi parceira no sacrifício. Mesmo que para isso tivesse que abrir mão da companhia do marido em alguns momentos:

- Desde que conheci o Rodrigo, ele sempre foi assim. Se cuida demais. Dessa vez, não foi diferente. Chegava em casa cansado e, em vez de descansar, continuava o tratamento. Fazia os exercícios em casa, descia para a academia e ainda ia para a piscina. Foram semanas "distantes", mas toda essa dedicação foi recompensada em campo.

Todo processo foi monitorado pelo departamento médico do Flamengo, que é só elogios para a dedicação de Rodrigo Caio:

Fabiano Bastos, fisioterapeuta
- Ele teve uma recuperação acima da média, uma resposta muito boa. Orientamos tratamento em dois períodos no clube e em casa. Ajudou bastante o fato de ele ser muito empenhado e fazer exatamente o que indicávamos em casa. É também um atleta dedicado nos tratamentos preventivos, que se cuida bastante. Isso ajuda para que a resposta seja rápida e segura.

Rodrigo Caio com o fisioterapeuta Fabiano Bastos no Ninho — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Rodrigo Caio com o fisioterapeuta Fabiano Bastos no Ninho — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo



Márcio Tannure, chefe do DM
- Foi uma lesão complexa, grau dois para três. É uma lesão que requer que cumpra-se algumas etapas. E o que proporcionou a volta num prazo muito antes do esperado foi um conjunto de fatores. Primeiro, a dedicação e disciplina do atleta. Rodrigo Caio é profissional ao extremo, busca as melhores práticas, se doa o tempo todo.

Destaque nos confrontos com o Internacional e na vitória sobre o Ceará, Rodrigo Caio volta a campo neste domingo. O zagueiro fará sua 40ª partida pelo Flamengo na temporada diante de um velho conhecido: o Palmeiras, às 16h (de Brasília), no Maracanã, pela 17ª rodada do Brasileirão. Com 33 pontos, o Rubro-Negro precisa vencer para recuperar a liderança após o triunfo do Santos contra a Chapecoense.


Fonte: Globoesporte.com

Curta nossa Página




Postar um comentário

0 Comentários