Flamengo e Corinthians podem herdar títulos do Cruzeiro na Copa do Brasil; entenda



A CNRD, Câmara Nacional de Resoluções de Disputas da CBF, está investigando o Cruzeiro por conta das denúncias feitas pelo Fantástico, programa da Globo, em maio. O início da investigação foi confirmado na última sexta-feira, por Reynaldo Buzzoni, diretor de Registro, Transferência e Licenciamento de Clubes da CBF.



Além da possibilidade de não poder registrar jogadores durante a punição, o Cruzeiro pode perder os títulos da Copa do Brasil 2017 e 2018, e Flamengo e Corinthians, vices-campeões nos dois anos, herdarem a conquista. Quem afirma é o jornalista e advogado Andrei Kampff, do Blog Lei em Campo, do UOL.

A venda do uruguaio Arrascaeta ao Flamengo, por exemplo, é um caso que pode ser punido rigorosamente pela Fifa. Primeiro por negociar os direitos econômicos do jogador com terceiros, o que é proibido pela entidade e, após, porque o clube teria descumprido as regras do fair play financeiro.



Na negociação do meia Arrascaeta, o Supermercados BH conseguiu, na Justiça, que o Flamengo pague 25% dos direitos econômicos à ele e não ao Cruzeiro. Essa cessão de direitos econômicos com terceiros é proibida pelo artigo 18bis da Fifa, explica o blog Lei em Campo.

“O que a cessão indica é que o Cruzeiro constituiu seu elenco campeão das Copas do Brasil de 2017 e 2018 sem que tivesse condições financeiras para tal e, pior, utilizando-se de violação das normas da FIFA ao ter interferência de terceiros para contratação de atletas.



Tal prática, além de afrontar o art. 18bis do Estatuto de Transferências, viola o fair play financeiro, uma vez que as equipes que cumpriram as normas e não conseguiram contratar atletas de ponta foram prejudicadas desportivamente.

Analogicamente, o clube mineiro teria utilizado uma espécie de doping financeiro para se beneficiar desportivamente, eis que obteve vantagem por meios que não teria de forma natural e normativa”, analisa o advogado Andrei Kampff.

Sendo assim, a Fifa pode entender que houve doping financeiro, que resultou nas conquistas da Copa do Brasil de 2017 e 2018. Caso haja essa decisão, o regulamento permite que os títulos sejam retirados do Cruzeiro e, consequentemente, passariam aos seus vices, Flamengo e Corinthians, respectivamente.


Fonte: https://www.torcedores.com/noticias/2019/09/flamengo-e-corinthians-podem-herdar-titulos-do-cruzeiro-na-copa-do-brasil-entenda

Curta nossa Página




Postar um comentário

8 Comentários

  1. Título se ganha dentro de campo,jogando bola,o Mengão perdeu naquela ocasião e isso não deve ser mudado...Time acostumado a ganhar títulos na Justiça é o Sport,o Palmeiras ganha via fax,pois em campo só leva ferro...

    ResponderExcluir
  2. Nos do flamengo não queremos isso não, o cruzeiro ganhou e ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha sou Flamenguista, e falando serio isso não existe, o time não tem dinheiro pra comprar jogadores mais alguém patrocina os jogadores é válido, Palmeiras viveu isso com a Parmalat e o Fluminense com a Unimed, que ambos não tinha dinheiro para contratar jogadores, tanto que quando acabou os patrocínios os times perdeu seus grandes jogadores, na minha opinião o Cruzeiro não fez nada de errado e é o campeão da copa do Brasil dos respectivos anos, e vamos viver outro 87, brigando na justiça esportiva por um título que é nosso mais q é dado para outro time mais desta vez o Flamengo que estará do outro lado, Flamengo ganha títulos dentro de campo e não na Justiça, o Sport é que gosta de ganhar título na justiça, não precisamos deste título já temos três e vamos ganhar outros jogando bola no campo...

      Excluir
    2. me desculpe não era pra ser uma resposta a vc, eu ia fazer um comentário no mural, e devo ter clicado no lugar errado kkk...

      Excluir
  3. olha sou Flamenguista, e falando serio isso não existe, o time não tem dinheiro pra comprar jogadores mais alguém patrocina os jogadores é válido, Palmeiras viveu isso com a Parmalat e o Fluminense com a Unimed, que ambos não tinha dinheiro para contratar jogadores, tanto que quando acabou os patrocínios os times perdeu seus grandes jogadores, na minha opinião o Cruzeiro não fez nada de errado e é o campeão da copa do Brasil dos respectivos anos, e vamos viver outro 87, brigando na justiça esportiva por um título que é nosso mais q é dado para outro time mais desta vez o Flamengo que estará do outro lado, Flamengo ganha títulos dentro de campo e não na Justiça, o Sport é que gosta de ganhar título na justiça, não precisamos deste título já temos três e vamos ganhar outros jogando bola no campo...

    ResponderExcluir
  4. ''Doar'' os títulos pros vices não acho correto, assim como não acho certo que o Cruzeiro tenha ganho os mesmos de forma ilícita, deixando de maneira clara, que se pode contratar jogadores de maneira escusa e ganhar campeonatos assim. Penso que os troféus devam ser retirados do clube mineiro e o dinheiro que é o principal, seja devolvido pra CBF. Posteriormente, deveriam fazer uma final entre os vices e o terceiro lugar de cada ano específico e os troféus e o dinheiro serem dados pro campeão de fato.

    ResponderExcluir
  5. Flamengo não precisa disso , futebol é no campo e pronto

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário