Discreto, Flamengo agenda reunião para entender caso Guerrero



O Flamengo trabalha nos bastidores para dar o suporte para Paolo Guerrero. Para entender melhor o caso de doping do atacante, o clube agendou uma reunião para a próxima semana com empresários do atleta e a federação peruana. Até agora, a diretoria rubro-negro divulgou um comunicado de apoio ao jogador, apesar de ainda não ter todas as informações sobre situação do artilheiro.


De acordo com a Fifa, Guerrero vai ter de cumprir 30 dias de suspensão preventiva. O jogador testou positivo no exame antidoping na partida entre Peru e a Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O motivo, de acordo com atleta e federação do Peru, seria o uso de um remédio para a gripe.

Desta maneira, o jogador não poderá defender a seleção do seu país na repescagem para a Copa do Mundo, contra a Nova Zelândia, que será realizada neste mês - dias 11 e 16. De acordo com o regulamento da Fifa, a punição também é válida para o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana, campeonatos que o Flamengo participa nesta temporada.

Ou seja, ele ficará fora de seis jogos do nacional (Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras, Coritiba, Corinthians e Santos); e dois do torneio continental (contra o Junior Barranquilla). Se ficar suspenso por 30 dias, Guerrero poderá voltar a jogar em uma eventual final da Copa Sul-Americana e na última rodada do Brasileiro, contra o Vitória.

A substância encontrada na amostra A do atleta (sempre são separados dois frascos de urina) é benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína. Ainda não se sabe a forma de contaminação.

Segundo especialistas, a substância aparece em exames antidoping não somente por utilização da droga, mas também por ingestão de alguns chás considerados medicinais. Muitos são utilizados em países como Peru e Bolívia, por causa da altitude. O jogo em que Guerrero foi flagrado foi contra a Argentina, em Buenos Aires, e ele estava com sintomas de gripe.

"Ele vai ter tempo suficiente e calma para explicar como apareceu na urina dele. Não se questiona mais se apareceu ou não, mas como apareceu na urina dele. Ele tem a oportunidade de mostrar para comissão disciplinar como apareceu na urina dele". disse Fernando Solera responsável pela comissão de dopagem da CBF.

Quando ainda atuava pelo São Paulo, o ex-goleiro Zetti testou positivo para a substância durante as eliminatórias para Copa do Mundo de 1994. Ele alegou na época que havia bebido o ''chá de coca'' na Bolívia e foi absolvido.

Será pedida uma contraprova do exame, e aí abrirão o frasco B da urina do centroavante.

Na noite desta sexta-feira, o Flamengo emitiu um comunicado oficial confirmando a notificação de doping. Confira:

"O Clube de Regatas do Flamengo tomou conhecimento na noite desta sexta-feira da suspensão provisória de 30 dias imposta pela Comissão Disciplinar da FIFA ao atacante Paolo Guerrero. A decisão está relacionada a suposto caso de doping enquanto o atleta atuava pela seleção peruana nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Por conta da suspensão, Guerrero não disputará a partida contra o Grêmio, neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

Paolo Guerrero sempre teve conduta profissional exemplar no Flamengo e esperamos que toda a questão seja esclarecida o mais rápido possível".

Fonte: Uol|Globoesporte.com






Curta nossa Página


Postar um comentário

0 Comentários