SBT já transmitiu a Libertadores em ano que Flamengo foi campeão e acusou a Globo de pirataria



O SBT pode selar um acordo que promete ser uma das mais bombásticas de 2020: os direitos para a transmissão da Copa Libertadores até 2022. Mas essa não seria a primeira vez que a rede de Silvio Santos exibe o torneio.


Em 1981, o SBT, que ainda era TVS e recém-inaugurada, transmitiu os jogos do Flamengo e no ano seguinte, mostrou partidas de outros clubes brasileiros. Há 39 anos, o Flamengo acusava a Globo de pirataria.


O regulamento da Libertadores daquela época determinava que quem tinha o mando de campo comercializava seus jogos e transmissões, ficando com 80%, enquanto o visitante, 20% do que foi ganho com os direitos.

Numa partida contra o Deportivo Cáli, o Flamengo se enfureceu, já que a Globo exibiu a partida. A emissora carioca ofereceu ao clube colombiano 15 mil dólares, mas o time brasileiro considerou a quantia "ridícula, indecente e imoral". "O Flamengo já tinha vendido os direitos à TVS por 27 mil dólares. Aí, deu-se esse impasse", comentou o vice-presidente administrativo do Flamengo, Antônio Augusto, Dunshee, ao Jornal do Brasil na época.


"A Globo entrou com uma ação em Cáli para que a emissora de lá lhe cedesse a imagem. Tentei junto à Embratel impedir a transmissão, mas o presidente me declarou que não teria outra atitude a não ser ceder o canal à Globo, porque isso quem define é a emissora que gera imagem. Como a emissora colombiana afirmou que cederia a imagem à Globo, a Embratel nada poderia fazer. A empresa não atua nesses casos", explicou o cartola rubro-negro.

O dirigente da TVS, na ocasião, David Burnett, afirmou que a emissora estaria ao lado do Flamengo: "Infelizmente houve este problema inesperada com a TV Globo, acarretando prejuízo direto para a nossa estação. Tenho certeza que direção da TVS tomará as medidas cabíveis, com a rapidez que o caso merece".

Uma semana depois de travarem uma briga de gigantes pelos direitos dos jogos do Flamengo, tanto a Globo quanto o SBT passaram a exibir os jogos.

Em 23 de novembro de 1981, o Flamengo se sagrou campeão ao vencer o Cobreloa (Chile) por 2 a 0.


Fonte: https://natelinha.uol.com.br/televisao/2020/09/09/sbt-ja-transmitiu-a-libertadores-em-ano-que-flamengo-acusou-a-globo-de-pirataria-150549.php

CURTA NOSSA PÁGINA




Postar um comentário

0 Comentários