Flamengo adota metodologia da NBA e da NFL para casos de concussão cerebral



O Flamengo vai oficializar nesta sexta-feira a implementação de um protocolo internacional de concussão cerebral. É o primeiro clube do país a adotar a metodologia, usada nos EUA pela NFL e NBA, por exemplo. Um caso recente de concussão cerebral no Rubro-Negro ocorreu com o zagueiro Rodrigo Caio, contra o Cruzeiro.



O Flamengo terá, a partir de agora, um banco de dados de todos os seus atletas, de todos os esportes, e adotará protocolo específico em casos de concussão, traçando comparativos com dados arquivados e exames pós-trauma. O clube já "estuda" o coração dos atletas e agora vai "estudar" o cérebro.

A ideia veio do CUIDAR (Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atleta de Rendimento), através do coordenador médico dos esportes olímpicos do Flamengo, Dr. Claudio Cardone. O CUIDAR é um departamento que toma conta justamente dos esportes olímpicos do clube. O futebol também adotará a metodologia, em alinhamento com o Dr. Marcio Tannure (chefe do departamento médico do futebol).



Os treinamentos para os profissionais começam nesta sexta. O clube fará um evento às 9h na Gávea para esse lançamento, com atletas de diferentes modalidades.

O projeto é uma parceria do Flamengo com a Ubrain, empresa focada na melhoria da performance cerebral. O objetivo é capacitar os profissionais da área de saúde do clube a desenvolverem, de forma independente, um programa de controle de concussão cerebral no esporte, além de utilizar avaliações cognitivas computadorizadas como avaliações de habilidades esportivas e explorar seu potencial de orientação de treinamento, melhoria de performance e prevenção de lesões.


Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/flamengo-adota-metodologia-da-nba-e-da-nfl-para-casos-de-concussao-cerebral.ghtml

Curta nossa Página




Postar um comentário

0 Comentários