Jardim ganha reforço, perde Plata e aguarda definição sobre Paquetá para Flamengo x Grêmio

 

O Flamengo começa uma semana decisiva na luta pelo título do Campeonato Brasileiro. Depois de aplicar 4 a 1 no Vasco, o elenco rubro-negro volta suas atenções para o confronto contra o Grêmio, marcado para quarta-feira (4), às 19h30, no Maracanã. A comissão técnica de Leonardo Jardim terá poucos dias para organizar a equipe, administrar o desgaste físico e avaliar a situação dos jogadores que apresentam problemas físicos.

A atividade desta segunda-feira (2), programada para as 10h, no CT Ninho do Urubu, abre a preparação para a 34ª rodada. Líder da competição com 73 pontos, o Mais Querido possui três de vantagem sobre o Palmeiras, que aparece na segunda colocação, com 70.

Um detalhe importante favorece o planejamento rubro-negro: o Flamengo entrará em campo antes do principal concorrente pelo título. O Palmeiras só enfrentará o Remo na quinta-feira (5), um dia depois do compromisso do time carioca.

Leonardo Jardim prioriza recuperação física do elenco

Após a vitória sobre o Vasco, o Flamengo organizou sua programação pensando principalmente na recuperação dos atletas. Na sexta-feira (30), Leonardo Jardim comandou uma atividade com atenção especial à preparação física. O grupo teve folga no sábado (31) e possuía treinamento previsto para domingo (1º).

A preocupação com o desgaste foi destacada pelo treinador português depois do clássico. Jardim explicou que, neste momento da temporada, recuperar os jogadores é tão importante quanto realizar trabalhos específicos em campo.

— O tempo agora é essencialmente para recuperação. Claro que os treinos são importantes, treinar de forma específica, mas meu maior problema é a recuperação. Os jogadores ficam cansados. Por exemplo, o Arrasca pediu para sair porque já estava cansado. Esse trabalho que temos feito.

A declaração demonstra a preocupação da comissão técnica com a sequência de partidas e com as condições físicas dos principais jogadores na reta final do Brasileirão.

Flamengo terá três atividades antes do confronto no Maracanã

A programação rubro-negra prevê mais dois treinamentos no Ninho do Urubu antes da partida contra o Grêmio. Na terça-feira (3), os jogadores trabalham às 16h. Já na quarta-feira (4), dia do confronto, haverá uma atividade de ativação às 11h.

Confira a programação:

  • Segunda-feira (2): treino às 10h, no Ninho do Urubu.

  • Terça-feira (3): treino às 16h, no Ninho do Urubu.

  • Quarta-feira (4): ativação às 11h, no Ninho do Urubu.

  • Quarta-feira (4): Flamengo x Grêmio, às 19h30, no Maracanã.

Todos os horários seguem o fuso de Brasília.

Paquetá preocupa, enquanto Carrascal retorna ao time

Entre as situações acompanhadas pelo departamento médico, Lucas Paquetá é uma das principais preocupações para o próximo compromisso.

O meia deixou o clássico contra o Vasco aos 32 minutos do segundo tempo, apresentando dores no joelho esquerdo. O exame de imagem não identificou uma lesão grave, mas ainda não existe uma previsão definida para seu retorno aos gramados.

Por outro lado, Leonardo Jardim terá uma opção de volta para o confronto. Carrascal cumpriu suspensão diante do Vasco e estará novamente disponível para a comissão técnica.

Quem não poderá participar da partida é Gonzalo Plata. O atacante equatoriano recebeu o terceiro cartão amarelo após cometer uma falta em Brenner nos acréscimos da primeira etapa do clássico e terá que cumprir suspensão.

Outros jogadores também seguem em recuperação. Danilo trata a recuperação de uma cirurgia realizada para corrigir duas fraturas na mandíbula. Saúl está em tratamento por conta de um trauma sofrido no primeiro confronto contra o Estudiantes, pela semifinal da Libertadores.

Anthony Valencia, que ficou afastado devido a uma conjuntivite, aparecia como dúvida no fim de semana. Já Alex Sandro, conforme informado por Jardim, só estará novamente disponível depois da Data FIFA.

Grêmio chega ao Maracanã com menos descanso e desfalques

O adversário do Flamengo também teve uma programação movimentada nos últimos dias. No domingo (1º), o Grêmio enfrentou o Atlético-MG pela semifinal da Copa do Brasil e venceu por 2 a 0, na Arena do Grêmio.

Carlos Vinícius e Erick Noriega marcaram os gols que garantiram a vantagem gaúcha no primeiro confronto. Com isso, a equipe comandada por Renato Gaúcho terá menos tempo de recuperação do que o Flamengo, que não joga desde a vitória sobre o Vasco, na quinta-feira (29).

Além do desgaste físico, o Grêmio terá duas ausências importantes para enfrentar o Rubro-Negro. O goleiro Weverton e o atacante Carlos Vinícius estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo.

Os dois receberam a advertência na vitória por 2 a 0 sobre o Athletico-PR, pela rodada anterior do Brasileirão. Depois da partida, Renato confirmou que orientou os jogadores a receberem os cartões, permitindo que cumprissem a suspensão no campeonato e ficassem disponíveis para o confronto de volta contra o Atlético-MG, pela Copa do Brasil.

Flamengo pode ampliar vantagem sobre o Palmeiras

O confronto com o Grêmio representa mais uma oportunidade para o Flamengo fortalecer sua posição na disputa pelo título nacional.

Com 73 pontos, o Rubro-Negro possui três de vantagem sobre o Palmeiras e terá a possibilidade de atuar antes do vice-líder nesta rodada.

O adversário gaúcho, por sua vez, soma 37 pontos no Campeonato Brasileiro. A vitória sobre o Athletico-PR permitiu que a equipe deixasse a zona de rebaixamento, mas a necessidade de continuar pontuando aumenta a importância do duelo no Maracanã.

Com vantagem na classificação, mais tempo de recuperação e a possibilidade de contar novamente com Carrascal, o Flamengo prepara seus últimos ajustes para quarta-feira. A principal missão de Leonardo Jardim será encontrar o equilíbrio entre preservar fisicamente o elenco e colocar em campo uma equipe capaz de conquistar mais três pontos na caminhada pelo título brasileiro.


Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem