Com a chegada de nomes de peso como Saúl, Emerson Royal, Samuel Lino e Carrascal a Nação Rubro-Negra já começa a se perguntar: esses caras já podem entrar em campo nas fases decisivas das copas? A resposta é: sim, mas com algumas observações 👀.
📌 Copa do Brasil: prazo aberto até setembro
A CBF ainda não divulgou uma data exata para a inscrição de atletas exclusivamente na Copa do Brasil 2025. Mas existe um critério prático: os clubes podem registrar jogadores enquanto a janela de transferências estiver aberta. E a atual vai até o dia 2 de setembro de 2025 🗓️.
Ou seja, desde que o atleta esteja regularizado no BID, ele pode sim ser inscrito na competição. Então, o Flamengo tem até o início de setembro para garantir que seus novos reforços estejam liberados pra atuar na Copa do Brasil.
🌎 Libertadores: prazo definido e limite de trocas
Na Libertadores, o cenário é um pouco diferente. A Conmebol permite substituições em cada fase do mata-mata, mas com número limitado de trocas:
-
Oitavas de final: até 5 jogadores, com envio da lista até 8 de agosto e regularização até 11 de agosto
-
Quartas de final: mais 3 trocas, com limite até 12 de setembro
-
Semifinais: mais 3 alterações, com prazo até 17 de outubro
-
Final: ⚠️ sem possibilidade de alteração na lista
O Flamengo estreia nas oitavas da Liberta no dia 13 de agosto, às 21h30, no Maracanã, contra o Internacional. E sim, há tempo de sobra para inscrever os reforços. Só depende agora do clube formalizar tudo direitinho e da parte física dos atletas.
🩺 E o ritmo de jogo?
Apesar da possibilidade legal, a presença imediata de Saúl e Emerson Royal no duelo contra o Atlético-MG, nesta quinta (31), pela Copa do Brasil, ainda é incerta. Isso porque ambos ainda estão sem ritmo de jogo. A tendência é que Filipe Luís opte por utilizá-los com mais cautela, talvez guardando suas estreias para os próximos compromissos.