O Flamengo anunciou oficialmente nesta terça-feira Filipe Luís como o novo técnico da equipe principal. O ex-lateral, que vinha comandando as categorias de base do clube, agora assume o maior desafio de sua jovem carreira à frente do time profissional, substituindo Tite, demitido após a eliminação da Libertadores. Filipe já iniciou os trabalhos com o elenco na segunda-feira e tem a missão de recuperar o futebol do clube, que enfrenta uma queda de desempenho nesta reta final de temporada.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEEm sua primeira coletiva como técnico do Flamengo, Filipe Luís expressou confiança e gratidão pela oportunidade, destacando sua preparação para o momento.
— Estava ali embaixo, estava perto (risos). Me preparei muito para esse momento aqui e estou muito feliz. Desafio muito importante e, como já falei para todos que trabalham no CT, preciso de todos. Esse desafio pode parecer uma pressão gigantesca, mas para mim é um privilégio poder liderar e guiar o melhor elenco da América até o caminho onde quero leva — declarou o novo treinador.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEUma das primeiras tarefas de Filipe Luís será reabilitar o desempenho de Gabriel Barbosa, o Gabigol, que vive um momento de baixa após anos como peça-chave do time. Filipe, que é amigo próximo de Gabigol, mostrou total confiança na recuperação do atacante.
— Eu sei da capacidade que tem o Gabriel, não importa o tempo de contrato, se são dois meses, dois anos ou cinco anos. Eu vou dar a vida por ele e por todos os jogadores para melhorar individualmente para que joguem coletivamente organizados. Que eles sejam peças dessa engrenagem que façam a equipe funcionar — comentou.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE— E eu vou fazer de tudo que está ao meu alcance para recuperar o melhor nível dele, o alto nível dele e o alto rendimento que ele tem e que já teve. E assim que ele começar a falar no campo e começar a ser o Gabriel que eu conheci, com certeza ele irá recuperar os minutos que ele precisa para poder ter uma sequência e desempenhar o melhor futebol dele — completou.
O momento conturbado do Flamengo, que resultou na saída de Tite, agora coloca Filipe Luís na responsabilidade de comandar a equipe em um jogo decisivo já nesta quarta-feira. O Flamengo enfrentará o Corinthians no Maracanã pela semifinal da Copa do Brasil, em uma partida que pode determinar os rumos da temporada.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEA relação próxima com o elenco é um dos pontos fortes de Filipe Luís, que já treinou com 21 jogadores do atual grupo entre 2019 e 2023. Ele destacou que seu conhecimento profundo sobre o time será uma vantagem, mas reconheceu que tomará decisões difíceis.
— Tem os prós e contras. Os prós é que conheço esse grupo como ninguém, eu sei das lideranças e o que acontece. Eu estava presente nesse grupo há cinco anos. Acho que só chegaram três ou quatro jogadores depois que me aposentei, eu conheço todos eles E eu sei que vou tomar decisões que vão incomodar alguns jogadores e que alguns deles vão ficar bravos comigo, mas não é com o Filipe Luís pessoa, é com o Filipe Luís treinador. É importante separar — ponderou o técnico.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEFilipe Luís contará com o apoio de uma comissão técnica que já trabalhou com ele nas categorias de base, incluindo os auxiliares Ivan Palanco, Márcio Torres e Daniel Alegria, além do preparador físico Diogo Linhares. O presidente do clube, Rodolfo Landim, também esteve presente na apresentação e destacou o profundo conhecimento que Filipe tem sobre o Flamengo e seus jogadores.
— Ele conhece a casa melhor do que muitos. Essa transição será mais fácil porque ele já está ambientado e conhece os jogadores desde o Sub-15. Competência ele já demonstrava dentro e fora de campo, e agora só nos resta desejar sorte — afirmou Landim.
O contrato de Filipe Luís com o Flamengo é válido até dezembro de 2025, e o treinador tem a missão de levar o clube de volta ao caminho das vitórias, começando já pela Copa do Brasil.
Imagem: Divulgação
Clique aqui para ver mais notícias do Fla