Com a cabeça voltada para o decisivo duelo de volta das quartas de final da Libertadores contra o Peñarol, na próxima quinta-feira (25), em Montevidéu, o Flamengo optou por poupar 12 jogadores do elenco principal para o jogo deste domingo (21) contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro. A decisão, tomada em conjunto entre a diretoria e a comissão técnica, prioriza o torneio continental, no qual o Rubro-Negro busca reverter a derrota por 1 a 0 sofrida no Maracanã.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEPara suprir as ausências dos atletas poupados, o técnico Tite convocou 10 jogadores do sub-20 para compor a delegação que viajou ao Rio Grande do Sul. Entre eles, destacam-se os atacantes Felipe Teresa e Wallace Yan, ambos protagonistas na conquista de títulos recentes da categoria de base do Flamengo.
Felipe Teresa, por exemplo, foi o autor do gol que garantiu o título intercontinental sub-20 ao Flamengo, na vitória por 2 a 1 sobre o Olympiacos, em agosto. O passe para o gol decisivo veio de Wallace Yan, que também se destacou em outras competições, sendo o artilheiro da Copa Libertadores Sub-20, onde o Flamengo venceu o Boca Juniors por 2 a 1 na final.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEA força da base rubro-negra
Os 10 jovens relacionados para o confronto com o Grêmio têm em comum uma trajetória vitoriosa nas categorias de base do Flamengo, com títulos nacionais e internacionais. Entre eles, Caio Barone, goleiro de 18 anos, campeão sul-americano sub-17 com a Seleção Brasileira, e Iago, zagueiro de 19 anos e capitão do time sub-20, com passagem pelos títulos da Copa do Brasil e Supercopa sub-17 em 2021.
Outro destaque é o zagueiro Carbone, que superou uma grave lesão em 2023 e, após se destacar na Copinha, ganhou a confiança da comissão técnica para integrar a equipe principal. Já o volante Rayan Lucas, cria do Complexo da Penha, está no Flamengo desde os 10 anos e se consolidou como um dos jovens promissores do clube.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEEsses jovens, junto com os demais relacionados, formam a espinha dorsal da equipe que buscará surpreender o Grêmio em Porto Alegre, enquanto o time principal se prepara para o desafio crucial na Libertadores.
Veja quem são os jovens relacionados para o confronto:
- Caio Barone (goleiro, 18 anos): Desde o sub-12 no Flamengo, começou como zagueiro, mas se tornou goleiro e já foi campeão sul-americano sub-17 com a Seleção Brasileira.
- Daniel Sales (lateral-direito, 18 anos): Chegou ao Flamengo em 2022 e se destaca pela força física.
- Iago (zagueiro, 19 anos): Capitão da base, com várias conquistas importantes, incluindo títulos no sub-20.
- Carbone (zagueiro, 19 anos): Neto do ex-técnico da Seleção Brasileira José Luiz Carbone, voltou de lesão e ganhou espaço no time.
- Ainoã (lateral-esquerdo, 19 anos): Recentemente contratado, tem passagens pela Seleção Brasileira de base.
- Luis Aucélio (volante, 18 anos): Com excelente visão de jogo, está no Flamengo desde o sub-15.
- Rayan Lucas (volante, 19 anos): No clube desde o sub-11, tem grande história nas categorias de base.
- Pedro Leão (meia-atacante, 18 anos): Atua desde o sub-10 e tem convocações para a Seleção Brasileira sub-16 e sub-17.
- Felipe Teresa (atacante, 18 anos): Autor do gol do título intercontinental sub-20, chegou ao Flamengo em 2022.
- Wallace Yan (atacante, 19 anos): Artilheiro da Libertadores sub-20 e polivalente no ataque rubro-negro.
Esses garotos terão a missão de manter o Flamengo competitivo no Brasileirão, enquanto a equipe principal se concentra no confronto decisivo da Libertadores.
Imagem: Divulgação
Clique aqui para ver mais notícias do Fla