Maracanã recebe três vezes mais jogos que estádios europeus


O Maracanã enfrenta um desafio monumental em sua agenda movimentada, à medida que recebe sua 56ª partida deste ano. Este número impressionante é três vezes maior do que a quantidade de jogos realizados em alguns dos principais estádios europeus durante o mesmo período. A Informação é do Uol.


CONTINUA APÓS PUBLICIDADE


O Maracanã está prestes a sediar o confronto entre Fluminense e Olimpia, às 21h30 (horário de Brasília), pelas quartas de final da Copa Libertadores da América, que será o penúltimo evento esportivo antes de encerrar suas portas por tempo indeterminado para uma necessária recuperação do gramado.

A decisão de fechar temporariamente o estádio é uma tentativa da administração do Maracanã de remediar os danos recentes ao campo, incluindo buracos e lama, que têm afetado o nível técnico do futebol jogado no local e aumentado o risco de lesões dos jogadores.


CONTINUA APÓS PUBLICIDADE


Três Vezes Mais Jogos que na Europa

O Maracanã é a casa tanto do Flamengo quanto do Fluminense e ocasionalmente é "emprestado" sob ordem judicial ao Vasco, resultando em uma rotina de partidas surpreendentemente mais intensa do que a vista nos maiores estádios da Europa. A Allianz Arena e o Parc-des-Princes, sedes do Bayern de Munique e Paris Saint-Germain, respectivamente, receberam apenas 13 eventos esportivos desde o início do ano, o equivalente a menos de 25% do total de jogos realizados na arena carioca.

Até mesmo o Manchester City, um clube que chegou à final de quase todos os torneios que disputou na última temporada, atuou como mandante em apenas 18 partidas em 2023.


CONTINUA APÓS PUBLICIDADE


O único estádio europeu mais proeminente que hospedou mais de 20 partidas desde janeiro foi o San Siro, na Itália. Compartilhado entre Milan e Inter de Milão, ele foi utilizado 33 vezes no ano. Mesmo assim, essa taxa ainda é significativamente menor do que a do Maracanã.

É importante ressaltar que o calendário do futebol europeu foi interrompido recentemente por férias de quase três meses. Mesmo assim, mesmo o San Siro não conseguirá igualar a ocupação do estádio do Flamengo e do Fluminense até o final do ano.


CONTINUA APÓS PUBLICIDADE


Fechamento Temporário do Maracanã

O Maracanã encerrará suas atividades no domingo após a partida entre Flamengo e Internacional, pelo Campeonato Brasileiro. A expectativa é que o estádio possa ser reaberto após a Data FIFA de setembro (entre os dias 4 e 12). No entanto, ainda não há confirmação oficial sobre essa data de liberação.

É importante destacar que o Maracanã será o palco da final da Libertadores-2023, marcada para o dia 4 de novembro. Dependendo do desempenho das equipes cariocas nas competições em que participam, o estádio poderá receber cerca de 20 partidas adicionais até o final do ano.


CONTINUA APÓS PUBLICIDADE


O desafio de manter o Maracanã em condições adequadas é evidente, e a administração está tomando medidas para garantir que o gramado recupere sua qualidade e o estádio continue sendo um ícone do futebol mundial.

Quantos jogos cada estádio recebeu em 2023?

Maracanã (Brasil): 55 partidas
San Siro (Itália): 33 partidas
La Bombonera (Argentina): 21 partidas
Etihad Stadium (Inglaterra): 18 partidas
Santiago Bernabéu (Espanha): 17 partidas
Estádio da Luz (Portugal): 15 partidas
Allianz Arena (Alemanha): 13 partidas
Parc-des-Princes (França): 13 partidas

Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários