Decisão do Tribunal de Contas pode deixar o Flamengo sem o Maracanã em 2023


O Flamengo pode ficar sem um lugar para jogar nos próximos meses, devido à decisão do Tribunal de Contas do Estado de não permitir que o Governo do Rio de Janeiro renove mais uma vez o Termo de Permissão de Uso do Maracanã pelo clube. Em uma sessão nesta quarta-feira, o TCE decidiu que não permitirá uma renovação adicional antes da concessão permanente do Estado, que deve ocorrer após 28 de abril, quando termina o prazo da última renovação assinada em novembro de 2022.


Desde abril de 2019, o Flamengo e o Fluminense administram o Maracanã em conjunto, após a Odebrecht abrir mão da concessão de 35 anos assinada em 2013 devido à Lava-Jato. Embora as equipes sejam sócias em condições iguais na empresa que administra o estádio há quatro anos, o Flamengo é o único que assinou o TPU com o Estado, já que o Fluminense não está qualificado para firmar convênios com o poder público devido às suas dívidas não resolvidas.

Em julho do ano passado, o Governo do Estado publicou um edital de concessão do Maracanã, mas o Vasco da Gama pediu mudanças, alegando que o edital favorecia o Flamengo e o Fluminense. Isso resultou na suspensão da publicação final do edital pelo TCE e na necessidade de fazer alterações.


Embora ainda não tenham decidido se o edital atual precisa ser reajustado ou um novo ser feito, os conselheiros já chegaram a um consenso de que o TPU não pode ser renovado novamente. Isso significa que, mesmo no cenário mais otimista, o edital poderia ser publicado em agosto e, se tiver que ser refeito, a nova publicação pode levar mais de um ano. Como o Orçamento do Estado não prevê recursos para manter o Maracanã funcionando, e o estádio custa mais de R$ 25 milhões por ano em manutenção, isso pode resultar no fechamento efetivo do estádio, já que os contratos com os fornecedores são com a dupla Fla-Flu, e o Governo do Estado teria que promover licitações para contratar sucessores e manter o estádio aberto.

Essa decisão também pode afetar a realização da final da Libertadores no estádio, já anunciada pela Conmebol. O Flamengo ainda aguarda a decisão final do TCE, que pode rever a decisão de não prorrogar o TPU, mas, caso a decisão seja mantida, o clube enfrentará grandes dificuldades para o resto da temporada.

Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Já era pra ter estádio

    ResponderExcluir
  2. Fica nessa situação porque não tem vergonha na cara, já era para ter resolvido esse problema de estádio a muito tempo, um clube que tem um Faturamento astronômico

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário