Jornalista aponta seis questões que o Flamengo precisa resolver antes do Mundial


O Flamengo assumiu riscos ao reformular o trabalho em andamento e contratar um novo treinador. Sabiam que teria menos de dois meses para a decisão da Supercopa e Mundial de Clubes, que começa em uma semana. A equipe ainda precisa de ajustes por parte de Vítor Pereira. O primeiro jogo será em 7 de fevereiro às 16h (de Brasília), quando enfrenta na semi-final o vencedor de Wydad Casablanca ou Al Hilal, em Tânger, Marrocos. Antes, tem jogo contra o Boavista pela Taça Guanabara, com um time misto, nesta quarta-feira.


Segundo o jornalista Diogo Dantas de O Globo, o clube tem seis questões que precisam ser resolvidas antes da estreia no Mundial de clubes, veja quais: 

1 - Time sem João Gomes

O Flamengo vendeu João Gomes e os torcedores questionam se Gerson pode preencher a lacuna defensiva. As primeiras partidas sugerem que não. Vítor Pereira precisará decidir se o Coringa terá a responsabilidade nas transições defensivas e ofensivas, ou se voltará às soluções antigas usadas por Dorival, com João Gomes ao lado de Thiago Maia, o setor ofensivo se aproximava para combinar jogadas e procurava ficar com a bola para não precisar se desgastar tanto na marcação, mas agora não há jogador com essas características. Quem mais se aproxima é Pulgar, a diretoria tentou adquirir Walace, da Udinese, mas sem sucesso até o momento.


2 - Setor ofensivo

Pensar na manutenção dessa formação, que do ponto de vista técnico é a melhor possível para o Flamengo, requer que os quatro tenham, se não for a bola no pé, um posicionamento para evitar um jogo de "trocação", de muita correria. O cenário se viu em algumas partidas, e apesar dos bons momentos, quando ele acontece tudo estoura na defesa. O Flamengo esteve menos vulnerável quando saída para jogar a partir de seus zagueiros e construía sem tanta verticalidade, com inversões e a preocupação central de não abrir mão da bola. Assim trilhou o caminho das conquistas no ano passado, mas no fim da temporada já dava sinais de menor mobilização e encaixe.

3 - Filipe Luís ou Ayrton Lucas

Ter a bola significou, ao longo das últimas temporadas do Flamengo, ter Filipe Luís em sua melhor versão, apesar da idade avançada. O lateral de 37 anos começou o ano em recuperação de lesão e está longe da forma ideal, tanto que deu lugar a Ayrton Lucas, um jogador bem mais agudo, veloz, mas que não faz tão bem o jogo de construção por dentro, porto seguro do Flamengo em vários momentos. Ao não optar por Filipe Luís contra o Palmeiras, Vítor Pereira deu ao time mais vigor físico, mas menos posse de bola e saída organizada junto aos zagueiros. No Mundial, a tal "trocação" seria ainda mais fatal em caso de enfrentar um adversário como o Real Madrid em eventual final.


4 - Varela ou Matheuzinho

A discussão sobre a lateral direita do Flamengo parece eterna. Desde Rafinha com Jorge Jesus, o setor não consegue ter o equilíbrio ideal entre ataque e defesa. Isla, Rodinei, agora Varela e Matheuzinho alternam bons e maus momentos, muito por conta da falta de equilíbrio defensivo no geral. Vítor Pereira deu preferência ao lateral uruguaio, mas ainda não encontrou uma forma de cobertura eficiente. Com mais vigor físico no início da temporada, Matheuzinho pode ser uma solução momentânea.

5 - Parte física do elenco

Alguns jogadores se apresentaram em más condições físicas depois de férias longas e uma pré-temporada curta, com Estadual pela frente e logo os torneios mais importantes. O Flamengo tem dificuldade para colocar os jogadores nas melhores condições mesmo com o rodízio implementado por Vítor Pereira. Há sempre o dilema sempre ritmo de jogo e desgaste excessivo pela sobrecarga das partidas.


6 - Lista do Mundial sem reforços

A lista do Mundial de Clubes será conhecida em breve e já se sabe que não há solução muito além do que o treinador já testou nas primeiras partidas da temporada. É possível que alguma surpresa surja dentre os jovens que atuaram em alguns jogos do Estadual, mas a tendência é que tanto titulares como reservas sejam formados pelos 23 de maior experiência que já têm atuado desde o ano passado, acrescido de Gerson, a única contratação em 2023 já em atividade. O clube projeta a chegada de mais um nome para disputar posição até o fim da janela em abril.




Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários