Flamengo mantém onze ideal intacto em mês de decisões mesmo com oscilações individuais




O empate do Flamengo frente ao Internacional em um já pouco atraente Brasileiro serviu para o time entrar na reta final de preparação para o jogo de ida da decisão da Copa do Brasil. Mas algumas impressões individuais sobre o time titular acenderam um certo alerta. Sobretudo Rodinei, que novamente se revelou um elo frágil do sistema defensivo. O técnico Dorival Júnior bancou tanto a utilização do lateral direito como de seu substituto, Matheuzinho, e lembrou que o uruguaio Varela precisará aguardar sua vez.


A dinâmica na posição é exemplo de uma gestão que tem priorizado, desde junho, a manutenção dos onze titulares mesmo com oscilações individuais. Além de Rodinei, outros já tiveram uma queda de rendimento recente, como o zagueiro Léo Pereira e Gabigol, que até perdeu pênalti. Porém, a unidade de um grupo construída a partir de uma meritocracia em que todos tiveram oportunidades resultou em uma escalação principal que ignora, por exemplo, os milhões investidos nas contratações não só de Varela, mas principalmente Everton Cebolinha e Vidal.


Além do recado interno de que foi o grupo e muitos dos que já estavam no Flamengo que deram a volta por cima com Dorival, existe um outro componente: a comissão técnica prioriza um revezamento e uma preparação que faça com que o time titular chegue na decisão contra o Corinthians, a partir de quarta-feira, e no fim de outubro, contra o Athletico-PR, pela Libertadores, com a confiança em alta, e também a parte física em dia. Por isso, é bloqueada qualquer sensação de que os resultados no Brasileiro sejam fruto de jogadores que estão destoando dos demais.


A pressão por melhores dias no torneio por pontos corridos existiu em muitos desses momentos, mas agora já foi atenuada, com o foco direcionado para o desempenho nas três partidas mais importantes desta reta final de temporada. Como Varela não pode jogar a Copa do Brasil, por não ter sido inscrito a tempo, é a terceira opção sem maiores questionamentos da diretoria, ainda que a torcida chie. Os demais reforços, Cebolinha e Vidal principalmente, tem atuado e ajudado na medida do possível, mesmo sem brilho, o que também não faz pressão para barrarem ninguém.

A previsão é que para o jogo com o Cuiabá no sábado o Flamengo mande a campo uma equipe reserva com todas essas peças hoje auxiliares. Pulgar, com uma torção durante amistoso com o Uruguai, segue fora de ação. Além dele, Dorival não tem apenas Bruno Henrique e Rodrigo Caio, que se recuperam de problemas mais graves. Mas tem conseguido fazer o rodízio e, principalmente, usado o pouco tempo que sobrou recentemente para recuperar o grupo fisicamente e exercitar algumas dinâmicas táticas de olho em Corinthians e Athletico-PR. A preparação para as finais já começou.

Fonte: Extra
Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários