Entenda como funciona a tecnologia usada por Paulo Sousa para corrigir time durante jogos




Espn: A ‘invasão’ de técnicos portugueses ao futebol brasileiro nos últimos anos tem trazido também cada vez mais o uso da tecnologia nas análises das partidas e no comportamento dos atletas em campo.



Após pedir a instalação de um telão no Ninho do Urubu ainda quando sequer tinha chegado ao Brasil para assumir de vez o Flamengo, o técnico Paulo Sousa conta ainda com uma câmera tática, que mostra em tempo real o que é preciso corrigir no time em campo.

De acordo com informações do GE, além da câmera tática, um telão itinerante também acompanha a delegação e ajuda a comissão técnica em todas as partidas do Flamengo. O italiano Cosimo Cappagli, analista de desempenho que faz parte da comissão técnica de Paulo Sousa, é quem organiza o trabalho.



A publicação informa que dois analistas de desempenho fazem as instalações da câmera tática no campo e do telão no vestiário, o que auxilia Paulo Sousa a corrigir a equipe praticamente em tempo real.

Posicionada sempre no alto, a câmera faz com que a comissão técnica do Flamengo tenha uma ‘transmissão exclusiva’ da partida, dando um ângulo de percepção de posicionamento e distribuição dos atletas em campo. Quem fica de olho no conteúdo são os auxiliares Manuel Cordeiro e Victor Sánchez.



Ambos assistem a partida por este ângulo e também operam a câmera sob orientação de Cappagli. É por ali que a dupla percebe todos os erros de posicionamento da equipe e passam a Paulo Sousa. O treinador geralmente consulta ambos antes de chamar determinado atleta para passar uma orientação.

O conteúdo das gravações é utilizado tanto no intervalo das partidas com determinado atleta, mas também para ser utilizado nos treinamentos e em observações pontuais de Paulo Sousa a respeito do posicionamento da equipe em campo.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem:

Postar um comentário

0 Comentários