Comissão de Paulo Sousa usa nova ferramenta no Flamengo para avaliar a intensidade dos atletas




Por Fred Huber | GE: Paulo Sousa e sua comissão técnica levaram para o Flamengo uma ferramenta que tem chamado atenção no dia a dia do Ninho do Urubu, e os jogadores mostraram que estão abertos às novidades. Agora, o clube utiliza um novo sistema de GPS que mensura de uma forma diferente a intensidade e ritmo dos atletas.



O WIMU faz a coleta de dados que frequentemente são levados aos jogadores pelos auxiliares e preparadores físicos para feedback.

Os preparadores Lluís Sala e Antônio Gomez implementaram na rotina dos atletas a medida metros/minutos, que é mais utilizada nos clubes da Europa. Com os dados recolhidos, eles, junto com a fisiologia, são capazes de perceber se o time está bem condicionado e treinado.



O WIMU classifica se o ritmo do time é "bom", "intenso" ou "bastante intenso". Durante a pré-temporada, os jogadores atingiram uma média que configura o "bom", o que é considerado bastante positivo. Em comparação com o levantamento feito pelo Departamento de Saúde e Alto Rendimento (Desar) no ano passado, a média foi muito maior do que a atingida pelo elenco na Libertadores, por exemplo.

Números altos não necessariamente significam um bom trabalho. Quando estão acima da média, normalmente é um indício de que o time não está bem taticamente, ou seja, “correndo errado.” Por isso, o nível "bom" é considerado o ideal para um elenco.



Este tipo de medição que foi implantada também é capaz de verificar se os atletas estão em boas condições para os 15 minutos finais das partidas, que, de acordo com o que pensa a comissão técnica de Paulo Sousa, é o período de maior risco para lesões musculares.

Replicar demanda de competição nos treinamentos com intensidade alta são algumas das soluções aplicadas pelos preparadores físicos. A ferramenta será utilizada também nas categorias de base.



O Flamengo iniciou um trabalho científico em cima desses dados, comparando os metros/minutos em todas as competições, desde a base, que será publicado em revistas científicas especializadas.

Depois da vitória sobre o Boavista na estreia de Paulo Sousa, quarta-feira, em Volta Redonda, o Flamengo volta a campo no domingo para enfrentar o Fluminense, no Nilton Santos.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Gilvan de Souza

Postar um comentário

0 Comentários