Faverani, ex-NBA, chega ao Flamengo: "Vamos ganhar tudo esse ano de novo"




Depois de uma temporada vitoriosa, na qual venceu tudo o que disputou (Estadual, NBB e Champions League das Américas), o basquete do Flamengo começa a se articular para os desafios que estão por vir. Melhor time do país e do continente, o Rubro-Negro apresentou oficialmente nesta segunda-feira o experiente pivô Vitor Faverani, que fez carreira na Espanha e atuou pelo Boston Celtics, da NBA. O time também confirmou as renovações de Olivinha e do técnico Gustavo De Conti, e a saída do ala Marquinhos na última semana.



"Vamos para cima, para ganhar tudo esse ano de novo"

O principal objetivo do Flamengo para a próxima temporada é a conquista do bicampeonato mundial de clubes. Em fevereiro de 2022, a equipe encara o Anadolu Efes, da Turquia, campeão da Euroliga, na decisão da Copa Intercontinental. O Rubro-Negro foi campeão do torneio em 2014, no Rio de Janeiro.

Este será o primeiro clube brasileiro que Faverani defende na carreira. Utilizando as instalações do Flamengo desde janeiro para finalizar o processo de transição após recuperar as condições físicas, o atleta assinou contrato de um ano com o clube da Gávea e agradeceu o apoio dos profissionais da equipe e da torcida.



- (Gostaria de) Agradecer ao Flamengo, aos médicos e fisioterapeutas que me ajudaram a me recuperar. Quero pedir a confiança e, desde já, agradecer essa confiança da torcida. Vamos para cima, para ganhar tudo esse ano de novo - destacou.

Depois de brilhar na Espanha, onde atuou por clubes como Valencia e Barcelona, o pivô chegou até a NBA, quando vestiu a camisa dos Celtics. Perguntado sobre a importância de sua experiência, ele afirmou que o principal é viver o momento novo que é atuar pelo Rubro-Negro e, principalmente, se adaptar ao estilo de jogo do basquete brasileiro.



- Fui para a Espanha com 13 anos, fiquei nos Estados Unidos um ano e meio e quase um ano em Israel. Estou aqui não para trazer nada novo de fora, apenas minha experiência e adaptar meu jogo. Uma estrutura como o Flamengo tem, não existe fora daqui. Em vez de de trazer experiência de fora é uma experiência nova que vem para mim - disse.

Renovações

Além da apresentação de Faverani, o Flamengo oficializou também as renovações do ala-pivô Olivinha, um dos ídolos da torcida e símbolo da geração vitoriosa no basquete rubro-negro, e do treinador Gustavo De Conti. Os dois são vistos como peças-chave no elenco e ajudam a equipe a se fortificar ainda mais para as cinco competições que o Rubro-Negro irá disputar na próxima temporada: Estadual, Copa Super 8, NBB, Champions League Américas e Copa Intercontinental (Mundial de Clubes).



Olivinha, que vai para sua 14ª temporada com a camisa do Flamengo, não escondeu a felicidade em continuar no time e deixou claro o desejo em conseguir feitos ainda maiores. De acordo com o ala-pivô, jogar pelo clube carioca já é a maior motivação possível.

- Estou indo para minha 14ª temporada no clube e isso me deixa muito orgulhoso. Espero poder corresponder a confiança que se tem no meu trabalho. A motivação do clube é tentar repetir a temporada que fizemos, onde tivemos sucesso em todas (as competições) que jogamos. Espero que a gente tenha uma temporada com tanto sucesso quanto foi a última. É um ano especial com o Mundial, um ano que vai ter uma motivação muito grande e vamos tentar buscar com todas as nossas forças esse bicampeonato mundial. Temos cinco desafios e vamos buscar todos os cinco - frisou.



Treinador da equipe, Gustavo De Conti comemorou a renovação e o fato de poder seguir o trabalho de sucesso que vem fazendo. Perguntado sobre as principais características de Vitor Faverani, novo reforço da equipe, o comandante destacou sua versatilidade e capacidade ofensiva.

- Ele tem a cara do Flamengo. Ele se doa, se precisar morrer na quadra ou jogar com dor ele joga, tem esse espírito vencedor e guerreiro, um cara de muita qualidade. O que chama atenção é a técnica, ofensivamente falando, ele tem os dois lados, gira para os dois lados com a mesma facilidade, muito versátil ofensivamente. Defensivamente é um “animal". Muito grande e muito ágil, capacidade muito grande de rebotes dos dois lados da quadra, é um jogador bem completo e o currículo dele diz muito, jogou nos melhores times da Europa, na NBA - apontou.



Abaixo mais respostas de Gustavo De Conti

Renovação
- Adoro trabalhar no Flamengo, se fosse só pelo nome já estaria feliz, mas é muito mais do que isso. É uma estrutura proporcionada pela diretoria, não falta nada para gente. Hoje o Flamengo tem uma parceria com o Blumenau, da segunda divisão, com jogadores se desenvolvendo, a gente é multicampeão das categorias de base. É um projeto de basquete mesmo, um ideal que eu tenho, então está muito próximo do que eu sonhava de montar como estrutura de basquete. Poder agregar mais pessoas, projetos sociais... é um conjunto de tudo que me move.

Alto nível após saída de Marquinhos
- A gente ganhou com folga esse NBB, com 34 vitórias consecutivas e varrendo todo mundo nos playoffs. A gente preza muito por isso aqui, por equipe, por grupo, isso a gente vai ter. E a depender do que a diretoria vai proporcionar de grandes jogadores, a gente vai continuar.



Mapeamento de novos reforços
- A gente brinca que não quer jogador para ser nosso genro (risos). A gente quer bons jogadores e boas pessoas, isso que tentamos agregar para nossa equipe. O mapeamento é feito de várias formas. Todos tem contatos, dão sugestão de nomes, há um departamento de inteligência dentro do basquete que faz análises, e essa análise vem sendo feita para que no final da temporada a gente acione tudo no banco de dados, além dos contatos no Brasil e no exterior. O Flamengo hoje é muito procurado por jogadores, e hoje jogadores ex-NBA e Europa procuram para jogar no flamengo porque sabem da estrutura.

Maior desafio
- Maior desafio é ganhar tudo de novo. A gente tem um grande desafio que é o Intercontinental, vamos ter um planejamento especial para essa competição. Assim que tiver confirmação de data e local vamos pensar mais especificamente, mas é o grande objetivo dessa temporada sem dúvidas.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Fonte: https://ge.globo.com/basquete/noticia/faverani-ex-nba-chega-ao-flamengo-vamos-ganhar-tudo-esse-ano-de-novo.ghtml
Imagem: Marcelo Cortes

Postar um comentário

0 Comentários