Flamengo conversou com Superliga antes da pandemia, assim como Boca e River



Por Rodrigo Mattos | Uol: A diretoria do Flamengo teve conversas com clubes da Superliga até antes da pandemia de coronavírus que depois congelaram. As negociações eram para uma adesão do clube, do Boca Juniors e do River Plate, que poderia ocorrer pela liga ou pelo Mundial de Clubes. Ao final, a Superliga foi feita só com europeus, mas o esboço do plano prevê um Mundial para equipes de fora do continente. 


O anúncio da criação da Superliga foi feita na noite de domingo com 12 grandes clubes europeus. Houve reação dura por parte da Uefa e das ligas, com ameaça de punições. A Fifa reprovou a ideia, mas usou um tom sem ameaças.

Até porque a entidade participou das conversas iniciais sobre a Superliga. Foi em novembro de 2019 que o presidente da Fifa, Gianni Infantino, conversou com um grupo de clubes liderados pelo presidente do Real Madrid, Florentino Perez. O encontro reuniu Boca Juniors e River Plate, que eram cogitados para a Superliga. A reunião irritou dirigentes da Uefa e da Conmebol. Infantino, posteriormente, explicou que a reunião ocorreria de qualquer forma, e a Fifa poderia ajudar a mediar acordos.



Posteriormente, a Fifa teve encontro com a diretoria do Flamengo durante o Mundial de Clubes 2019. Houve um convite para participar no futuro do Mundial de Clubes, juntamente com outro time brasileiro. Mas o formato ainda não estava definido. 

Em paralelo, houve conversas do Flamengo com os membros da Superliga. Segundo dirigentes do clube, foi demonstrado interesse dos europeus em incluir a agremiação no projeto de forma fixa. Na sequência, no entanto, houve a pandemia, e foram paralisados quaisquer contatos com os clubes sul-americanos.



O projeto lançado pela Superliga evoluiu sem a inclusão de não-europeus. Até porque está previsto de ser disputado nos meses de maio, junho e agosto em meio de semana. Ou seja, seria inviável para países de outros continentes. Ainda faltam três clubes a serem incluídos como fundadores e outros cinco variáveis, mas a discussão é só entre europeus. 

Mas o projeto prevê um Mundial de Clubes em janeiro, por três semanas, com formato diferente do previsto pela Fifa. É um mata-mata com 32 clubes, sendo 12 deles da Superliga. Ainda seriam incluídos outros europeus fora da liga e times de outros continentes, como a América do Sul. O projeto da Fifa previa 24 clubes.



Essa inclusão de times de outros continentes levou até a Conmebol a pressionar a Fifa por uma nota de rejeição à Superliga. Todas as confederações se posicionaram contra em janeiro. Naquela ocasião, parecia que os grandes clubes europeus tinham recuado e aceitado uma reforma geral da Champions League como compensação. 

Mas anunciaram a nova Superliga justamente no dia anterior à Uefa divulgar o novo formato da Champions League com maior número de jogos. A entidade também tem o objetivo de ganhar mais dinheiro em sua competição. Por enquanto, os times sul-americanos estão fora dessa discussão.

Em uma nota, a Fifa afirmou que prega um modelo solidário de distribuição de recursos no futebol: "Contra esse contexto, a Fifa só pode expressar sua desaprovação à "Liga fechada de ruptura da Europa" fora do sistema internacional de estruturas do futebol e não respeitando os princípios acima".

- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Fonte: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/rodrigo-mattos/2021/04/20/flamengo-conversou-com-superliga-antes-da-pandemia-assim-como-boca-e-river.htm
Imagem: Ricardo Moreira/Zimel Press

Postar um comentário

0 Comentários