Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e agora Campeonato Carioca. O Flamengo chegou na noite da última quarta-feira (15) ao terceiro título da temporada, se tornando o maior campeão do país em 2020 e sem chance de ser alcançado por qualquer outro rival brasileiro.
Tudo por causa do impacto da pandemia do novo coronavírus, que adiou o início das quatro divisões do Campeonato Brasileiro e postergou as partidas da Copa do Brasil, da Copa Sul-Americana e da Copa Libertadores. Todas as decisões ficaram para 2021.
Por enquanto, o Mundial de Clubes foi o evento mais abalado. Não há possibilidade dele ser disputado neste ano. Deve ficar para 2021, embora exista ainda incerteza sobre a realização dele por causa do acumulo de competições no próximo ano.
As únicas decisões possíveis no calendário deste ano são os estaduais, que foram interrompidos em março e estão sendo retomados aos poucos, e a Copa do Nordeste, de volta a partir de 21 de julho, quando será disputada a última rodada da fase de classificação. Depois serão quartas, semi e final, com todos os jogos em Salvador. O campeão será conhecido em 4 de agosto.
Assim, exceção feita ao Flamengo, o máximo de troféus que um time nacional poderá levantar em 2020 são dois.
Os únicos que podem almejar isso são Fortaleza, Ceará, Bahia, Vitória, Náutico, Sport, Santa Cruz, ABC, Botafogo-PB e Confiança, que estão na briga na Copa Nordeste e também pelo título dos seus Estaduais.
Outro que também pode ter duas taças erguidas na temporada é o Brusque. O clube já foi campeão da Recopa Catarinense e está vivo na briga no Estadual. No próximo dia 29, enfrenta o Joinville precisando só empatar para alcançar as semifinais.
O Grêmio poderia estar nesse grupo se tivesse vencido no início da temporada a Recopa Gaúcha, mas foi derrotado pelo Pelotas nos pênaltis. O Palmeiras também, embora a única conquista (a Florida Cup) não tenha o peso oficial nem mesmo relevância.
A conquista insperada dá ao Pelotas também a possibilidade de ter duas taças em 2020, mas o time teria de melhorar no Gaúcho. Hoje aparece fora da zona de classificação para o mata-mata do segundo turno.
É importante explicar que na conta oficial de troféus levantados no ano de 2020 não entraram as conquistas de turno ou returno (embora elas apareçam listadas abaixo), além da Florida Cup do clube alviverde. São títulos menores.
Campeões em 2020
Copa Alagoana
Campeão: ASA / Vice: CEO
Recopa Gaúcha
Campeão: Pelotas / Vice: Grêmio
Recopa Catarinense
Campeão: Brusque / Vice: Avaí
Supercopa do Brasil
Campeão: Flamengo / Vice: Athletico-PR
Recopa Sul-Americana
Campeão: Flamengo / Vice: Independiente del Valle-EQU
Campeonato Carioca
Campeão: Flamengo / Vice: Fluminense
Taças de turno ou não oficiais
Florida Cup (torneio pré-temporada)
Campeão: Palmeiras / Vice: Corinthians
Taça Guanabara (primeiro turno do Rio)
Campeão: Flamengo / Vice: Boavista
Taça Rio (segundo turno do Rio)
Campeão: Fluminense / Vice: Flamengo
Taça Coronel Evaldo Poeta (primeiro turno do Rio Grande do Sul)
Campeão: Caxias / Vice: Grêmio
Taça Cidade de Natal (primeiro turno do Rio Grande do Norte)
Campeão: ABC / Vice: América
Campeonato Acriano (primeiro turno)
Campeão: Galvez / Vice: Atlético Acreano
Campeonato Amazonenze (primeiro turno)
Campeão: Manaus / Vice: Amazonas
Fonte: https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/7169952/em-julho-flamengo-ja-e-o-maior-campeao-do-futebol-brasileiro-em-2020
CURTA NOSSA PÁGINA