O Flamengo tomou a primeira medida trabalhista como consequência do coronavírus: férias coletivas. o clube informou a boa parte dos funcionários com carteira assinada que a decisão entre em vigor a partir desta quinta-feira, 26 de março. É o primeiro dos grandes do Rio de Janeiro e tomar tal medida. A situação não vale para jogadores e nem o técnico Jorge Jesus.
Contraproposta de atletas rejeita corte de salários e pede garantias à CBF contra eventual calote
A situação dos jogadores está sendo discutida diretamente entre a A Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF) e a Comissão Nacional de Clubes, com divergências nas questões salariais que deixam o acordo distante em um primeiro momento. Já os funcionários CLT foram comunicados não somente das férias coletivas como também da possibilidade de prorrogação por mais dez caso a situação do coronavírus não seja controlada.
No comunicado enviado no fim da tarde desta quarta, o Flamengo trata como “estado de calamidade pública” a situação decorrente pelo coronavírus e diz que, além do bem-estar dos funcionários, as medidas visam “equacionar impactos trabalhistas sem precedentes” #gefla pic.twitter.com/xq8fH548bQ— Cahê Mota (@cahemota) March 25, 2020
No ofício enviado virtualmente para os funcionários, o Flamengo trata como estado de calamidade pública a situação causada pelo coronavírus. O clube admite ainda que as medidas têm como objetivo também "equacionar impactos trabalhistas de uma crise sem precedentes".
Desta maneira, o Rubro-Negro informa que as férias coletivas estão respaldadas em acordo assinado na última segunda-feira entre o clube e o Sindicato dos Empregados em Clubes, Federações e Confederações Esportivas e Atletas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (Sindeclubes).
O Flamengo informa ainda que o referente às férias se pago no dia cinco subsequente ao mês das férias e que clube prazo para pagamento do terço constitucional vai até o dia 20 de dezembro.
Desde o início da semana passada, o Flamengo já tinha suspendido suas atividades tanto na Gávea quanto no Ninho do Urubu. A sede social, inclusive, está à disposição das autoridades para instalação de postos de combate a Covid-19, no ginásio Hélio Maurício.
Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/flamengo-comunica-funcionarios-de-ferias-coletivas-por-20-dias-jogadores-sao-excecao.ghtml
Curta nossa Página
