Considerado de risco máximo pelas autoridades, o confronto entre Flamengo x Grêmio, pela semifinal da Libertadores, no Maracanã, terá bloqueios de rua, barreiras de verificação de ingressos e um efetivo de segurança quase duas vezes maior do que outros jogos decisivos do futebol brasileiro. Apenas a Polícia Militar terá 800 agentes na missão.
Para efeito de comparação, o último jogo do Rio também levou bandeira vermelha foi Flamengo x Palmeiras, pelo Brasileirão. Naquela partida, a PM definiu quase a metade de policiais para garantir a segurança: 450. O planejamento foi definido nesta segunda-feira, em reunião na sede da Ferj, nesta manhã. Compareceram representantes de Ministério Público do Rio, Polícia Civil e Militar, Batalhão Especial de Policiamento em Estádios, Guarda Municipal, Ferj, CBF e clubes.
- Calculamos em torno de 800 pms. Muito maior do que a gente aplica em jogos anteriores da Libertadores, como em Brasileiro. Diversos pontos de bloqueio. Nosso objetivo principal é colocar policiamento no solo para dar orientação aos torcedores, somente torcedor com ingresso na área do perímetro - detalhou o comandante do Batalhão Especial de Policiamento em Estádios, Silvio Luiz.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/10/21/maraca1.jpg)
Grades foram instaladas nesta segunda no entorno do estádio — Foto: Raphael Zarko/GloboEsporte.com
A classificação de risco para o confronto com cores de bandeira - neste caso, será a vermelha - quer dizer maior efetivo policial, maior número de interdições de ruas e avenidas, entre outras medidas. O planejamento é resultado de um ano de estudos de cooperação entre diferentes agentes públicos e privados.
Histórico liga alerta
Entre as maiores preocupações dos agentes de segurança estão as possíveis tentativas de invasão do estádio. Por isso, ruas serão bloqueadas e um perímetro de segurança será montado no entorno do estádio. O objetivo é restringir o acesso às catracas apenas aos torcedores que têm ingressos.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/10/21/bloqueio.jpg)
Bloqueios no Maracanã para Flamengo x Grêmio — Foto: Raphael Zarko/GloboEsporte.com
O alerta é ainda maior devido ao histórico recente de decisões no Maracanã. Em 2017, duas finais de campeonato começaram e terminaram em confusão. Contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil, a partida foi marcada por invasão, brigas e ingressos falsos. Poucos meses depois, diante do Independiente-ARG, o cenário foi parecido, e os arredores do estádio viraram palco de guerra.
- É um desafio grande. Estamos conversando com o policiamento desde os últimos dias. Com essas informações, vamos tentar ajudar para que o torcedor saiba o que fazer na quarta-feira. O Rio de Janeiro é uma cidade em que o torcedor do Grêmio se sente em casa, e isso pode até ser perigoso para essa logística - relatou.
Fonte: https://globoesporte.globo.com/rj/futebol/libertadores/noticia/flamengo-x-gremio-tera-bloqueios-de-ruas-800-policiais-e-barreira-de-verificacao-de-ingressos.ghtml
Curta nossa Página