A primeira de série de reuniões de planejamento para a semifinal da Libertadores entre Flamengo e Grêmio, na próxima quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, antecipou alerta máximo para prevenção e ação em possíveis problemas na partida decisiva. Há preocupações com ameaças de invasão de torcedores ao estádio, o controle de vendedores ambulantes nos arredores do estádio e ainda o fluxo grande de acesso faltando poucos minutos para começar a partida.
Diretor de competições da Ferj, Marcelo Viana fala na saída de reunião de planejamento para Fla x Grêmio de quarta que vem. Alerta máximo e preocupação com ameaças de invasão no Maracanã. pic.twitter.com/1bpBIiVN7l— Raphael Zarko (@raphazarko) October 18, 2019
Após o encontro, o diretor de competições da Ferj, Marcelo Vianna afirmou que será o aplicado o grau máximo de segurança para o duelo.
- Ainda não foi aplicada hoje (a metodologia de cores de alerta). São duas reuniões, dia 21 após a coletiva, na Ferj, onde pessoas do Ministério Público estarão presentes, e outra no dia 22. Mas com certeza é um jogo em que será aplicado o grau máximo de dispositivo de segurança. Não precisa nem aplicar todos os fatores do sistema que foi produzido. É um jogo em que todos têm que dar o seu grau máximo de atuação.
O dirigente ainda explicou que a final da Sul-Americana de 2017, entre Flamengo e Independiente, deixou muitas lições. No jogo em questão, houve invasões e muitas confusões no entorno do estádio.
Ciente de que já há torcedores se mobilizando para tentar a invasão, Marcelo Vianna falou da importância de identificar o que é verdadeiro ou não.
- Todos os pontos são importantes, tudo que acontece fora da curva é aproveitado para você aperfeiçoar no futuro. Lógico que isso vai muito da cultura do torcedor, que não quer ficar fora do evento. A gente precisa tomar providências para tentar evitar algum problema com a segurança dos torcedores, porque eles mesmos se colocam às vezes numa situação de risco. Temos de trabalhar entendendo o amor que sentem pelos clubes e dando segurança para eles.
Marcelo Vianna também explicou como será a configuração do entorno do Maracanã no próximo dia 23. As vias que cercam o estádio serão fechadas cerca de três horas antes de a bola rolar.
- Há medidas preventivas que serão aplicadas desde a noite de terça, na véspera. A não utilização das bilheterias, todas as trocas serão feitas com antecedência. Os ingressos serão de ordem física, cartão de sócio-torcedor ou outra coisa tecnológica não será utilizada.
A definição das medidas de segurança segue novo padrão de atuação em jogos no Rio de Janeiro - por enquanto previsto para partidas apenas no Maracanã. O planejamento é resultado de um ano de estudos de cooperação entre Ministério Público do Rio, Polícia Civil e Militar, Batalhão Especial de Policiamento em Estádios, Guarda Municipal, Ferj, CBF e clubes, entre outros agentes.
A classificação de risco para o confronto com cores de bandeira - neste caso, será a vermelha - quer dizer maior efetivo policial, maior número de interdições de ruas e avenidas, entre outras medidas.
O marco inicial do projeto foram as confusões, tentativas de invasão do Maracanã e diversos problemas dentro e fora do estádio na final entre Flamengo e Independiente, de 2017. A metodologia foi desenvolvida pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e aplicada anteriormente em série de eventos em solo brasileiro - desde a Rio+20 (encontro de chefes de estado na cidade, em 2012) até Copa do Mundo 2014 e jogos olímpicos 2016.
Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/apos-reuniao-de-planejamento-semifinal-entre-flamengo-e-gremio-e-tratada-com-alerta-maximo.ghtml
Curta nossa Página