Pela segunda vez nesta Libertadores, o Flamengo se vê sem o seu principal artilheiro na temporada: Gabigol cumpriu suspensão contra o San José, da Bolívia, ainda na fase de grupos, e agora foi vetado pelo departamento médico para o jogo de ida das quartas de final contra o Inter. Também desfalcado de Lincoln, outro machucado, Jorge Jesus vai para a partida mais importante do ano sem nenhum centroavante, posição que pede reforço desde que chegou ao clube.
A tendência é que Bruno Henrique, apesar de seu destaque pelo lado esquerdo, reviva a "missão centroavante" no Flamengo e na Libertadores. Foi justamente no torneio que ele virou "falso 9" pela primeira vez, ao ser improvisado por Abel Braga na goleada por 6 a 1 sobre o San José. O camisa 27 não fez gol naquele jogo, mas deu duas assistências e sofreu falta que levou à expulsão de um adversário.
Agradou tanto que foi mantido na posição por Abel mesmo na volta de Gabigol. De lá para cá, Bruno Henrique já fez a função mais 10 vezes, sete como titular e três durante a partida, as últimas já sob o comando de Jorge Jesus – contra o Vasco, sofreu um pênalti após ser deslocado com a saída de Gabigol. Com boa estatura, 1,84m, ele é forte na bola aérea e já fez quatro gols de cabeça.
Vice-artilheiro do clube na temporada, Bruno marcou cinco de seus 16 gols jogando como "falso 9", contra Vasco, LDU e Cruzeiro. Como centroavante, o camisa 27 tem média de uma bola na rede a cada 5,8 conclusões – inferior a de uma a cada 3,7 tentativas de Gabigol – e de uma finalização a cada 24,1 minutos – superior a de uma a cada 27,2 minutos do camisa 9.
Bruno Henrique como centroavante: 3 gols de perna direita, 1 de esquerda e 1 de cabeça, sendo 4 em finalizações de primeira.
Após mostrar serviço improvisado, Bruno Henrique vira esperança de gols para a "decisão" contra o Inter. Outras opções relacionadas por Jorge Jesus para a partida são: Vitinho, que se recuperou de cirurgia no joelho e já fez essa função em outros clubes; Reinier, jovem de 17 anos que já chegou a treinar centralizado; ou Berrío, pelo porte físico avantajado e explosão.
Desempenho sem Gabigol
A ausência do goleador do Brasil em 2019, com 24 gols em 34 jogos, preocupa os torcedores, que mais uma vez irão lotar o Maracanã. Mas os números do time mesmo sem Gabigol continuam positivos: em 12 partidas sem o seu artilheiro, o Rubro-Negro venceu seis, empatou cinco e perdeu só uma, tendo 63,8% de aproveitamento.
Antes da estreia do atacante, o Flamengo empatou com o Ajax, da Holanda, e ganhou do Eintracht Frankfurt, da Alemanha – ambos na Flórida Cup –, além do Bangu no Carioca. Depois, com o revezamento de Abel, não participou dos jogos do time reserva, que venceu Chapecoense e empatou com Volta Redonda, São Paulo e Vasco duas vezes.
Além disso, o camisa 9 foi poupado por Abel no triunfo sobre o Fluminense na Taça Rio e esteve suspenso diante do San José, da Bolívia, na Libertadores. Já sob o comando de Jesus, Gabigol vinha jogando todas até ficar suspenso na derrota para o Bahia e ser vetado pelo departamento médico da vitória sobre o Grêmio.
Confira todos os placares sem o artilheiro:
Ajax 2 x 2 Flamengo (antes da estreia)
Flamengo 1 x 0 Eintracht Frankfurt (antes da estreia)
Flamengo 2 x 1 Bangu (antes da estreia)
Vasco 1 x 1 Flamengo (time reserva)
Flamengo 0 x 0 Volta Redonda (time reserva)
Fluminense 1 x 2 Flamengo (poupado)
Vasco 1 x 1 Flamengo (time reserva)
Flamengo 6 x 1 San José (suspenso)
São Paulo 1 x 1 Flamengo (time reserva)
Flamengo 2 x 1 Chapecoense (time reserva)
Bahia 3 x 0 Flamengo (suspenso)
Flamengo 3 x 1 Grêmio (machucado)
O Flamengo recebe o Inter nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília) no Maracanã, e faz o jogo de volta no Beira-Rio, no mesmo horário, na quarta da semana que vem. O gol fora de casa na Libertadores conta como critério de desempate em caso de saldos iguais. Quem passar de fase pegará na semifinal o vencedor do confronto Grêmio x Palmeiras.
Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/sem-gabigol-bruno-henrique-revive-missao-centroavante-no-flamengo-e-na-libertadores.ghtml
Curta nossa Página