"Melhor que Osorio", "melhor do mundo"... Em Barranquilla, Rueda é ídolo



O currículo do colombiano Reinaldo Rueda é invejável: classificou as seleções de Honduras e Equador para as Copas de 2010 e 2014, foi campeão da Libertadores com o Atlético Nacional, do Campeonato Colombiano (duas vezes), da Copa da Colômbia, da Superliga da Colômbia e da Recopa Sul-Americana, além de ter dirigido seleções colombianas de base e principal.

Naturalmente, Rueda tem tudo para ser ídolo em seu país. E é. O atual técnico do Flamengo, que ainda está em processo de adaptação ao futebol brasileiro, inclusive com "choque de culturas" por causa de métodos de trabalho, por exemplo, é visto como herói pelas ruas de Barranquilla.

A cidade, de cerca de 2 milhões de habitantes, já recebeu Rueda diversas vezes. Quando comandava o Atlético Nacional, principalmente, o treinador trabalhou no Estádio Metropolitano, onde o Flamengo entra em campo nesta quinta-feira, às 22h30 (de Brasília), para enfrentar o Junior Barranquilla, pela segunda partida da semifinal da Sul-Americana.

A reportagem do GloboEsporte.com chegou a Barranquilla no domingo à noite. Desde então, ouviu taxistas, vendedores, jornalistas... Tudo para saber: qual é a opinião do povo da cidade ao norte da Colômbia sobre Reinaldo Rueda? Ele dará certo no Flamengo? Também precisou de tempo para se adaptar no Atlético Nacional?

As respostas são quase sempre as mesmas. Algo como isto:

- Qual sua opinião sobre Rueda?

- Rueda? O técnico? É o muuuuito, muito bom. Fez um ótimo trabalho aqui e em várias seleções.

Separamos, abaixo, declarações mais detalhadas do por que Rueda é tão querido na Colômbia. Um taxista, Carlos Rocha, que nos levou ao treino do Junior Barranquilla nesta terça-feira, em um dos centro de treinamentos do clube, elogiou Rueda:

- Sim, é muito bom. Fez um bom trabalho no Atlético Nacional. Veio muitas vezes a Barranquilla. É muito admirado aqui - disse ele, em conversa informal.

Outro motorista também não teve medo de dizer que "gostaria que Rueda um dia comandasse o Junior Barranquilla". Puxando a sardinha para o lado dele, claramente, diria o velho ditado.

O jornalista José Hugo, do canal Win Sports, numa carona de volta para o hotel após visita ao Estádio Metropolitano, falou mais:

- É o melhor do mundo (risos). É melhor que o Osorio, porque passou por todas as seleções de base da Colômbia, ficou muitos anos aqui, fez bons trabalhos. O Osorio logo saiu. O Rueda é muito bom treinador, mas precisa de tempo. No Atlético Nacional também precisou. É muito estudioso. Tenho certeza que dará certo no Flamengo - falou.

Flor Díaz Ospino, do Hora 724, também não mede palavras para elogiar Rueda.

- Sem dúvidas, Rueda faz parte da história do futebol colombiano. É humilde e sereno, foi o cérebro do título mais importante do Atlético Nacional recentemente. É um homem vencedor, respeitado e com uma personalidade no futebol que é pouco vista: discreto e com zero controvérsias.

Essas características o fazem um candidato forte para comandar a seleção colombiana quando José Pekerman terminar seu ciclo
- acredita a jornalista.

Independentemente das cores para que torce ou da profissão das pessoas com quem conversamos, todos aprovam Rueda. E aprovam bastante.

No Flamengo, porém, o treinador ainda não apresentou sua melhor versão. Desde quando foi contratado, são 27 jogos (11 vitórias, nove empates e sete derrotas). A equipe, candidata ao título no início do Campeonato Brasileiro, está em sexto lugar, em busca de uma vaga na Libertadores do ano que vem. Em contrapartida, chegou à final da Copa do Brasil (perdeu para o Cruzeiro) e está na semifinal da Sul-Americana.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/melhor-que-osorio-melhor-do-mundo-em-barranquilla-rueda-e-idolo.ghtml






Curta nossa Página


Postar um comentário

0 Comentários