Globoesporte.com - Em meio a 74 jogos na temporada, o Flamengo se impõe uma rotina para não deixar nenhum detalhe de fora antes de duelos decisivos contra o Junior Barranquilla-COL. A duas semanas do confronto, o grupo rubro-negro vem praticando cobranças de pênalti ao menos duas vezes por semana com o técnico Reinaldo Rueda.
O aproveitamento do Flamengo na temporada é apenas razoável (confira a lista completa mais abaixo). De 25 cobranças, o time errou oito - o que representa o desperdício de 32% dos pênaltis no ano - seja durante o jogo ou em disputa de pênaltis.
Na temporada, Fluminense (4 x 2), Paraná (5 x 4) e Cruzeiro (5 x 3) venceram o Flamengo na decisão por pênaltis. Perderam no Rubro-Negro Réver e Rafael Vaz, contra o Flu na Taça Guanabara, Lucas Paquetá e Vinicius Júnior, diante dos paranaenses pela Primeira Liga, e Diego, na final da Copa do Brasil no Mineirão.
Na Libertadores, Guerrero desperdiçou uma cobrança contra o San Lorenzo, na estreia da competição - mas não fez falta já que o Flamengo goleou por 4 a 0. No primeiro turno, contra o Palmeiras, adversário deste domingo, na Arena, Diego perdeu a cobrança no fim da partida. Éverton Ribeiro também errou a cobrança diante da Chapecoense, fora de casa.
Rueda chegou ao Flamengo na véspera do clássico contra o Botafogo, na semifinal da Copa do Brasil. De cara, passou a repetir cobranças de penalidades máximas ao fim das atividades. Depois de passar pelo Alvinegro, o grupo seguiu treinando o fundamento.
Em caso de igualdades contra o Junior Barranquilla, a expectativa, além de equipe melhor treinada para este fundamento, é de contar com a categoria de Diego Alves, um dos principais goleiros para defender pênaltis - no Fla, defendeu uma cobrança, contra a Ponte Preta.
A duas semanas do primeiro jogo do confronto com o Junior Barranquilla, considerado por muitos na Gávea o time mais forte entre os quatro que disputam o título da Sul-Americana, o treino de penalidades se intensifica.
Os preferidos de Rueda para cobrança de penalidades são Diego e Éverton Ribeiro. O atacante Guerrero era outro bem cotado pelo técnico, mas está afastado preventivamente do futebol.
Depois de uma semana de recuperação, fisioterapia e trabalhos na academia, o zagueiro Juan voltou a treinar no campo, ainda sem o restante do grupo, na segunda-feira. Para quarta-feira passada, Rueda e a comissão técnica consideravam prematuro colocá-lo. Ele volta contra o Palmeiras, às 17h (de Brasília), neste domingo, em São Paulo.
O duelo contra os paulistas se torna primordial para as pretensões do Flamengo de subir na tabela do Brasileiro. A quatro pontos do Alviverde paulista, o Flamengo precisa da vitória para encostar de vez na disputa pelo G-4, que garante a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores da América.
O provável time do Flamengo é: Diego Alves; Pará, Rhodolfo, Juan e Renê; Cuéllar, Willian Arão e Lucas Paquetá, Éverton Ribeiro, Everton e Felipe Vizeu.
Confira todos os pênaltis do Fla na temporada de 2017:
Disputas de pênaltis
- Flamengo 3 x 3 Fluminense (2 x 4) - 05/03/2017 - Taça Guanabara
Convertidos: Diego, Guerrero
Perdidos: Rafael Vaz, Réver
- Flamengo 1 x 1 Paraná (4 x 5) - 30/08/2017 - Primeira Liga
Convertidos: Rafael Vaz, Gabriel, Conca, Éverton Ribeiro
Perdidos: Vinicius Júnior, Lucas Paquetá
Os pênaltis de Flamengo (4) 1 x 1 (5) Paraná pela Copa da Primeira Liga
- Flamengo 1 x 1 Cruzeiro (3 x 5) - 27/09/2017 - Copa do Brasil
Convertidos: Guerrero, Juan, Trauco
Perdido: Diego
Pênaltis em 2017 (sem contar disputas de pênalti)
Pênaltis convertidos: 8
- Diego (contra o Macaé)
- Guerrero (contra o Nova Iguaçu)
- Diego (contra o Vasco)
- Guerrero (contra o Botafogo)
- Éverton Ribeiro (contra o Palestino)
- Éverton Ribeiro (contra o Coritiba)
- Éverton Ribeiro (contra o Paraná)
- Diego (contra o Bahia)
Pênaltis perdidos: 3
- Guerrero (contra o San Lorenzo)
- Diego (contra o Palmeiras)
- Éverton Ribeiro (contra a Chapecoense)
Fonte: WSC Consultoria
Curta nossa Página