Flamengo x Avaí coloca frente a frente equipes que defendem ideias e filosofias totalmente oposta



O duelo entre Flamengo e Avaí coloca frente a frente duas equipes que defendem ideias e filosofias totalmente opostas. Mais do que isso: ilustram bem a relação posse de bola x contra-ataque, que marca o Campeonato Brasileiro deste ano. O confronto abre a 25ª rodada da Série A, neste sábado, às 19 horas, na Ilha do Urubu.

O Rubro-Negro teve posse de bola superior ao seus adversários em 20 das 24 partidas disputadas até aqui no campeonato e lidera a classificação neste quesito. Na outra ponta e com domínio superior em apenas três jogos, o Avaí é o último colocado. Curiosamente, nos três duelos em que teve mais a bola que o adversário, a equipe de Florianópolis saiu de campo derrotada (contra Curitiba em casa, e Atlético-GO e Vasco, como visitante).
No duelo entre Avaí e Flamengo no primeiro turno, o time carioca teve 62% de posse contra 38% do Leão da Ilha. No placar: 1 a 1.

Outro ponto que ilustra bem as características de cariocas e catarinenses é o tempo que cada um fica com a bola durante os jogos. Calculando a posse total da dupla - considerando apenas o tempo de bola rolando -, o Flamengo soma 12 horas e 14 minutos, novamente na liderança, com uma média de 30 minutos por jogo. O Avaí, com 9 horas e 9 minutos, é a equipe que menos tempo fica com a bola no campeonato, com média de 22 minutos por partida.

O número de passes é outro ponto que impressiona. A equipe comandada pelo colombiano Reinaldo Rueda já trocou 9.454 passes, uma média de 393 por rodada. Do outro lado, os avaianos passam em média 250 vezes por jogo, com 6.022 toques no total.

Apesar do abismo que separa os times em critérios de posse e tempo de bola, Flamengo e Avaí assemelham-se num aspecto: precisam trocar praticamente o mesmo número de passes para finalizar no gol adversário. Os cariocas tocam 28 vezes na bola antes de uma finalização, enquanto os catarinenses precisam de 26 passes para a conclusão.

Ao todo, Flamengo tem 356 finalizações (sendo 125 no gol) e Avaí, 238 (sendo apenas 65 na meta). No jogo em Florianópolis, 12 contra 11.
Diante do cenário, conclui-se que o Fla é mais paciente com a bola, enquanto o Leão espera na defesa e procura atacar os espaços deixados pelo adversário.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/avai/noticia/em-duelo-de-estilos-fla-e-avai-simbolizam-relacao-posse-x-contra-ataque-na-serie-a.ghtml






Curta nossa Página


Postar um comentário

0 Comentários